A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM FERNANDO DE NORONHA

REFLEXÕES E PERSPECTIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2024.17428

Palavras-chave:

Educação ambiental, Fernando de Noronha, Brasil., Environmental education, Fernando de Noronha, Brasil.

Resumo

Com a criação do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha em 1988, a comunidade local precisou adaptar-se às novas regulamentações e conciliar o desafio da sustentabilidade em aliar de forma harmônica a atividade turística e a preservação dos recursos naturais. Este estudo tem o objetivo de investigar a evolução e a situação atual da educação ambiental em Fernando de Noronha. Trata-se de uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizando pesquisa bibliográfica, documental e observação participativa. Os resultados da pesquisa indicam que a educação ambiental tem sido uma grande ferramenta na conscientização e formação, principalmente sobre os cuidados ambientais e práticas sustentáveis que a comunidade aprende, assimila e consequentemente transmite aos turistas e novos residentes. No entanto, enfrenta desafios significativos, como a pressão do turismo. Precisa fortalecer parcerias locais e internacionais, incluir estratégias para lidar com os impactos das mudanças climáticas e criar uma Política Distrital de Educação Ambiental, entre outras ações.

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Biografia do Autor

Michelle de Almeida Lima, Universidade de Aveiro

Doutoranda em Turismo pela Universidade de Aveiro/UA; Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE; Bacharela em Administração de Empresas, pela Universidade de Pernambuco/UPE; Bacharela em Turismo pela Universidade Católica de Pernambuco/UNICAP

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Publicado

01/11/2024

Como Citar

de Almeida Lima, M. (2024). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM FERNANDO DE NORONHA: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS. HOLOS, 4(40). https://doi.org/10.15628/holos.2024.17428

Edição

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ARTIGOS

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