INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E EMPATIA DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO À INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM SALA DE AULA

Autores

Palavras-chave:

Professor, Empatia, Inteligência Emocional, Interação Professor-Aluno

Resumo

O principal objetivo deste trabalho é analisar a presença de Inteligência Emocional (IE) e da Empatia em professores em relação à percepção dos processos de interação professor-aluno em sala de aula. Participaram 77 professores mexicanos de diferentes níveis educacionais, que responderam a três instrumentos: TMMS-24, TECA eSTRS. Os resultados mostram que pouco mais da metade dos professores percebe um nível adequado de IE. Apenas um terço apresenta níveis médios/altos de empatia cognitiva, ligada à capacidade de se colocar no lugar do outro e flexibilidade de pensamento em diferentes situações. Além disso, 40% entendem adequadamente os estados emocionais dos outros e quase três quartos percebem uma interação professor-aluno que não é muito próxima. Os resultados e suas implicações para a formação contínua de professores são discutidos.

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Biografia do Autor

Sthefania Sánchez Valera, Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla

estudante de mestrado

Faculdade de Educação

Martha Leticia Gaeta González, Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla

Professor Pesquisador
Faculdade de Educação

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Publicado

01/04/2023

Como Citar

Sánchez Valera, S., & Gaeta González, M. L. (2023). INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E EMPATIA DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO À INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM SALA DE AULA. HOLOS, 2(39). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/15156

Edição

Seção

Dossiê - Práticas escolares e socioeducativas no contexto ibero-americano

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