A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2024.11830

Palavras-chave:

Educação profissional, Projeto Político-Pedagógico, Institutos Federais, Iramuteq.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a concepção de educação nos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) dos Institutos Federais (IF) do nordeste brasileiro. Fundamenta-se na base conceitual da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), cuja vertente reivindica a educação integral. Metodologicamente, os PPP foram tratados pelo software Iramuteq 0.7 alfa 2, possibilitando a geração de nuvem de palavras e de gráficos de Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e de Análise Fatorial de Correspondência (AFC). A análise dos dados apontou para a formação para a apropriação do conhecimento técnico e perfil profissional, de modo a não perder de vista o pressuposto teórico de base marxiana, a gestão descentralizada e transparente e a oferta de modalidades educacionais diversas. Conclui-se reivindicando a aproximação entre a teoria presente nos documentos e a prática pedagógica e administrativa dos educadores, bem como recomendando a ampliação da análise para demais PPP dos IF no Brasil. 

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Biografia do Autor

Albino Oliveira Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN Campus Mossoró

Licenciado em Química - UERN

Mestre em Ensino de Ciências - UFRN

Doutor em Química/ Ensino de Química - UFRN

Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - IFRN/ Campus Mossoró

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino

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Publicado

20/07/2024

Como Citar

Silva, E. V. B. da, Borges, M. M., Lima, S. de C., & Nunes, A. O. (2024). A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DO NORDESTE BRASILEIRO. HOLOS, 3(40). https://doi.org/10.15628/holos.2024.11830

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