CONCEPÇÕES DE TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADE NO ANTIGO NORTE GOIANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.6177

Palavras-chave:

Território, Territorialidade, Desterritorialização, Indígenas

Resumo

O trabalho consistiu em uma revisão bibliográfica, realizada a partir de diferentes fontes de pesquisa tais como: análise nos Relatórios Administrativos da Província de Goiás no período do século XIX e de diálogos entre alguns autores, como Raffestin (1993); Saquet (2007); Haesbaert (2007) e outros. O presente texto teve por objetivo analisar as concepções dos termos território e territorialidade; buscando estabelecer uma contextualização histórica/geográfica sobre estas concepções interligadas na noção dos conceitos de desterritorialização dos indígenas no antigo norte goiano no período do século XIX. Os estudos encontrados mostram que as tomadas dos territórios das tribos dos indígenas pelo estado pela e para o desenvolvimento da província de Goiás no século XIX proporcionaram à história uma diversidade de fatos voltados para o conflito e para a resistência, seja pelo indígena para a sua permanência a território ocupado, levando em conta sua sobrevivência, cultura, economia entre outros, seja pelo não-indígena que a dominou posteriormente construindo ali uma nova concepção de território ocupado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamna Santos Sales, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Licenciatura em Historia pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2013), graduação em Licenciatura em Filosofia pela Faculdade João Calvino (2009) e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2010). Atualmente é diretora pedagógica - Especialização e Estudos Avançados, professor`de pós graduação lato sensu da Faculdade de Tecnologia Antônio Propício Aguiar Franco, professor - ESEA Escolas, coordenador pedagogico - ESEA Escolas. Tem experiência na área de História, com ênfase em Historia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, gestão educacional, docencia, educação a distancia, docência, tic, igreja, navegações, araguaia, religião, festa popular, promessas e gestão escolar, tic, relação docentes.

Rosângila Domingos Gualberto, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território, Universidade Federal do Tocantins (UFT) Campus de Araguaína; Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Graduada em Pedagogia (Licenciatura), Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Referências

AGUIAR, Maria do amparo Albuquerque. Terras de Goiás: estrutura fundiária (1850-1920). Goiânia: Ed. UFG, 2003

ALMEIDA, MG. Fronteiras sociais e identidades no território do complexo da usina hidrelétrica da Serra da Mesa-Brasil. In: BARTHE-DELOIZY, F., and SERPA, A., orgs. Visões do Brasil: estudos culturais em Geografia [online]. Salvador: EDUFBA; Edições L'Harmattan, 2012, pp. 145-166.

BRASIL, Relatório que á Assembleia Legislativa de Goiás apresentou na sessão ordinária de 1847 o Exm. Presidente da mesma província, Dr. Joaquim Ignacio Ramalho. Goyaz, Typ. Provincial, 1847. Disponível em: http://www-apps.crl.edu/brazil/provincial Acesso em: 20/12/2015

____. Relatório, com que o Presidente da Provincia de Goyaz, o Exmo. Sr. Dr. Francisco Mariani, entregou a presidência da mesma ao Exm. Sr. Dr. Antonio Augusto Pereira da Cunha. Goiás: Typographia Provincial, 1854. In: Memórias Goianas, v.6. Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central: Centro de Cultura Goiana: editora UCG, 1997.

_____. Relatório que à assembleia Legislativa de Goyaz apresentou na sessão ordinária de 1854 o Presidente da província Antonio Candido da Cruz Machado. Goiás: Typographia Provincial, 1854. In: Memórias Goianas, v.6. Goiânia: Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central: Centro de Cultura Goiana: editora UCG, 1997.

BOURDIEU, Pierre. “A Identidade e a Representação: elementos para uma reflexão crítica da ideia de região”. In. _____. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

COELHO NETO, Agripino Souza. Componentes definidores do conceito de territorio: a multiescalaridade, a multidimensionalidade e a relação espaço-poder. 2013.

COUTO DE MAGALHAES, J. V. Viagem ao Araguaia. São Paulo: Três, 1974.

GUATTARI, E e ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes. 1996

HAESBAERT, Rogerio. Da Desterritorialização á Multiterritorialidade. Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina – 20 a 26 de março de 2005 – Universidade de São Paulo.

LITTLE, Paul E. Territórios Sociais e Povos Tradicionais no Brasil: Por uma antropologia da territorialidade. Série Antropologia. Brasília: 2002.

RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. Traduação de Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993.

SAQUET, Marcos Aurélio. Abordagens e concepções sobre território. São Paulo: Expressão Popular. 2007.

______. As diferentes abordagens do territorio e a apreensão do movimento e da (i)materialidade. In: Revista Geosul, Florianopolis, v. 22, n. 43, p. 55-76, jan-jun. 2007¹

VIEIRA, Martha Victor. Ordem pública, catequese e civilização na província de goiás. In: Historia Revista, Goiânia, v. 12, n 1, p. 27-38, jan./jun. 2007

Downloads

Publicado

23/12/2019

Como Citar

Sales, T. S., & Gualberto, R. D. (2019). CONCEPÇÕES DE TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADE NO ANTIGO NORTE GOIANO. HOLOS, 2, 1–11. https://doi.org/10.15628/holos.2019.6177

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.