PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES INDÍGENAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE DO PARANÁ

Autores

  • Juliane Sachser Angnes Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)
  • Maria de Fátima Quintal de Freitas Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Marcel Luciano Klozovski Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)
  • Sandra Mara Matuisk Mattos Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)
  • Zoraide Fonseca da Costa Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.1658

Palavras-chave:

Permanência na Universidade, Desistência na Universidade, Relações Sociais, Estudantes Indígenas,

Resumo

Este artigo analisa questões que dificultam?dificultaram a permanência dos estudantes indígenas na Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO), a partir do Vestibular Específico para Povos Indígenas neste estado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com recorte temporal de 2002 a 2010, que teve como eixo norteador à busca da compreensão dos sentidos que perpassam as enunciações dos índios na UNICENTRO. Na busca da compreensão desses sentidos, as vozes (e silêncio) dos indígenas foram trazidas para a reflexão. Percebeu-se que as dificuldades de adaptação aliadas a pouca visibilidade política de que estes grupos se revestem junto à comunidade acadêmica, são alguns dos fatores motivadores a desistência destes na UNICENTRO.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane Sachser Angnes, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO).

Maria de Fátima Quintal de Freitas, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP-1994), e Pós-Doutora em Psicologia Comunitária (2008-2009) pelo ISPA (Instituição Universitária de Psicologia Aplicada - Lisboa) e pela Universidade do Porto (Portugal). Professora Associada da Universidade Federal do Paraná.

Marcel Luciano Klozovski, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) vinculado ao Departamento de Administração. Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Sandra Mara Matuisk Mattos, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) vinculada ao Departamento de Ciências Econômicas. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Zoraide Fonseca da Costa, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Doutora em Ciências Agronômicas pela UNESP. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO).

Referências

AMARAL, W. R. do. As trajetórias dos estudantes indígenas nas universidades estaduais do Paraná: sujeitos e pertencimentos. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Paraná. Curitiba: UFPR, 2010.

BRASIL. Fundação Nacional do Índio. Portaria nº 003/2002. Disponível em: www.funai.gov.br. Acesso em: 19/03/2009.

BRASIL. Fundação Nacional da Saúde. Demografia dos povos indígenas. Disponível em: http://www.funasa.gov.br/internet/desai/sistemaSiasiDemografiaIndigena.asp. Acesso em: 23 de agosto de 2010.

BANIWA, G. S. L. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade: LACED/Museu Nacional, 2006.

CAJUEIRO, R. Os povos indígenas em instituições de ensino superior públicas federais e estaduais do Brasil: levantamento provisório de ações afirmativas e de licenciaturas interculturais. Disponível em: www.trilhasdeconhecimentos.etc.br Acesso em: 21 de fevereiro de 2009.

CAPELO, M. R. C. ; TOMMASINO, K. Conflitos e dilemas da juventude indígena do Paraná: escolarização e trabalho como acesso à modernidade. Trabalho apresentado no 30º Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos. USP: 28 a 30 de maio de 2003. Disponível em: www.usp.br Acesso em: 30 de agosto de 2008.

COSTA, O. Autonomia em Paulo Freire e educação indígena. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Regional de Blumenau. Blumenau: FURB, 2005.

D'ANGELIS, W. R. da. Contra da ditadura na escola: educação indígena e interculturalidade. Caderno Cedes, 49, 2000.

FREITAS, M. F. Q. de . (In)coerências entre práticas psicossociais em comunidade e projetos de transformação social: aproximações entre as Psicologias Sociais da Libertação e Comunitária. Psico (PUCRS. Impresso), Porto Alegre, vol 1, n.n. 1, p. 47-54, 2005.

FREITAS, M. F. Q. de. O psicólogo na comunidade: estudo da atuação de profissionais engajados em trabalhos comunitários. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: PUCSP, 1986.

GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4.ed. Rio de Janeiro, Guanabara, 1988.

MAHER, T. M. Ser professor, sendo índio: questões de linguagem e identidade. Tese (Doutorado em Linguística). Programa de Pós-Graduação em Linguística. Campinas: IEL/UNICAMP, 1996.

MARTINELLI, M. L. Pesquisa qualitativa: um instigante desafio. São Paulo: Editora Veras, 1999.

MOEHLECKE, S. Fronteiras da igualdade no ensino superior: excelência & justiça racial. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: USP, 2004.

MOTA, L. T. ; Assis, V. S. de . Populações indígenas no Brasil: histórias, culturas e relações interculturais. Maringá: Eduem, 2008

NOVAK, M. S. J. Políticas da ação afirmativa: a inserção dos indígenas nas Universidades Públicas Paranaenses. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual de Maringá. Maringá: UEM 2007.

OLIVEIRA, J. P. de. (Org). Indigenismo e territorialização: poderes, rotinas e saberes coloniais no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Contra Capa, 1998.

PARANÁ. Reserva 3 (três) vagas para serem disputadas entre os índios integrantes das sociedades indígenas paranaenses, nos vestibulares das universidades estaduais. Lei nº 13.134 de 18/04/2001. Diário Oficial do Estado, Curitiba, n. 5969, 19 abr. 2001.

PAULINO, M. M. Povos indígenas e ações afirmativas: o caso do Paraná. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008.

RODRIGUES, I. ; WAWZYNAK, V. Inclusão e permanência no ensino superior público do Paraná: reflexões. Disponível em: www.acoesafirmativas.ufscar.br, 2006. Acesso em: 28 de março de 2010.

SARRIERA, J. C. (Org.) Psicologia comunitária: estudos atuais. Porto Alegre: Sulina, 2005.

SILVA. Z. L. Educação escolar indígena: por quê? e para quê? Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso). Graduação em Pedagogia. Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro, 2005.

SOUZA LIMA, A. C. de S.; BARROSO-HOFFMANN, M. (Orgs.). Seminário desafios para uma educação superior para os povos indígenas no Brasil: políticas públicas de ação afirmativa e direitos culturais diferenciados. Rio de Janeiro: Museu Nacional/LACED, 2004.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

Downloads

Publicado

11/12/2014

Como Citar

Sachser Angnes, J., Quintal de Freitas, M. de F., Klozovski, M. L., Matuisk Mattos, S. M., & Costa, Z. F. da. (2014). PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES INDÍGENAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE DO PARANÁ. HOLOS, 6, 190–205. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1658

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.