UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO DO SUJEITO SURDO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.4248

Palavras-chave:

Educação, Sujeito Surdo, Escolas de Foz do Iguacu

Resumo

Este estudo realizado a partir de uma revisão bibliográfica e entrevista semiestruturada com gestores e alunos surdos de três colégios inclusivos da cidade de Foz do Iguaçu, propõe discutir sobre Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008), que preconiza a garantia do direito à educação se efetiva por meio do acesso a educação inclusiva em todos os níveis. Com o objetivo de contribuir, com a comunidade surda e seus anseios de fazer valer sua cultura e identidade, elegeu-se como foco de estudo a inclusão escolar de surdos na cidade de Foz do Iguaçu. Ou seja, pesquisar como ocorre a inclusão escolar destes sujeitos, hoje, em Foz do Iguaçu e se esta proporciona uma educação de boa qualidade permitirá dar visibilidade a realidade local a partir de uma política nacional. Adota-se como pressuposto que o gestor escolar possui um papel fundamental neste contexto. Isto quer dizer que se acredita que seja por meio da gestão de uma escola que se inicia o exemplo em ser educar de forma ética e com princípios democráticos, em que todos os alunos possam ter subsídios para formarem-se enquanto cidadãos críticos dotados de valores voltados à coletividade. Os dados obtidos no decorrer da pesquisa apontaram que apesar da luta constante da comunidade surda pelo respeito e aceitação como grupo cultural distinto, ainda há uma dificuldade muito grande de desenvolvimento da inclusão dos surdos com base no respeito a suas diferenças.

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Biografia do Autor

Juliane Sachser Angnes, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Pós-Doutora em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Programa de Mestrado Profissional em Administração na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO).

Nadjanara Ana Baso Morás

Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) - Guarapuava/PR

Marcel Luciano Klozovski, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO).

Doutorando em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Departamento de Administração na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO).

Klevi Mary Reali, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO).

Mestre em Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Professora do Departamento de Pedagogia na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO).

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Publicado

09/05/2017

Como Citar

Angnes, J. S., Morás, N. A. B., Klozovski, M. L., & Reali, K. M. (2017). UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO DO SUJEITO SURDO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ. HOLOS, 8, 338–354. https://doi.org/10.15628/holos.2016.4248

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