EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SOCIEDADES INDÍGENAS BRASILEIRAS: UMA BREVE ANÁLISE

Autores

  • Fábio Xavier Araújo Universidade Federal do Amapá
  • Erick Silva dos Santos Universidade Federal do Amapá
  • Luciana Uchôa Esteves Universidade Federal do Amapá
  • Taline de Lima Silva Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2013.1710

Resumo

Este trabalho teve por objetivo apresentar um breve histórico e abordagem sobre a Educação Ambiental Indígena no Brasil, desde os tempos de Colônia, perpassando por leis internacionais, até as políticas públicas contemporâneas. Investigou se a Educação Ambiental Indígena atual está mais voltada para a questão escolar formal ou ambiental. Nesse contexto, abordou aspectos que visam melhorar a Educação Ambiental em terras indígenas. A metodologia utilizada na pesquisa focou-se na abordagem qualitativa, com procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados indicaram que a Educação Ambiental Indígena se encontra mais voltada para uma educação escolar, daí a necessidade de mudança no paradigma atual, readequando-o à Educação Ambiental.

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Publicado

20/11/2013

Como Citar

Araújo, F. X., Santos, E. S. dos, Esteves, L. U., & Silva, T. de L. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SOCIEDADES INDÍGENAS BRASILEIRAS: UMA BREVE ANÁLISE. HOLOS, 5, 282–292. https://doi.org/10.15628/holos.2013.1710

Edição

Seção

ARTIGOS