A FACE OBSCURA DO ESCOLA “SEM” PARTIDO E SEU CARÁTER POLÍTICO, IDEOLÓGICO E CONSERVADOR
Palavras-chave:
Escola “sem” Partido. Origens do movimento. Elementos de inconstitucionalidade. Estratégias discursivas. Ameaças à democracia.Resumo
Este artigo objetiva analisar e refletir aspectos do movimento Escola “sem” Partido, a partir da seguinte problemática: Quais as suas origens e as suas ameaças à escola democrática e à sociedade brasileira? Para alcançar tal propósito, utilizaremos uma metodologia de abordagem qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica. Tendo por base os escritos de Apple e Beane (1997); Frigotto (2017); Penna (2017) e Ramos (2017), o desenvolvimento das reflexões parte da investigação acerca das origens do movimento e suas formas de difusão pela sociedade brasileira. Analisa seus elementos de inconstitucionalidade, as ameaças iminentes à democracia brasileira e as estratégias discursivas utilizadas pelo Escola “sem” Partido. Por fim, refletiremos sobre as contradições do movimento, relacionando-o ao atual contexto político brasileiro de retorno à conjuntura conservadora.Downloads
Referências
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