SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNERO TEXTUAL: UMA FERRAMENTA DE ENSINO DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Fabiana Silva Soares Vieira Universidade de São Caetano do Sul
  • Ana Silvia Moço Aparício Universidade de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.6664

Palavras-chave:

Sequência didática de gêneros textuais, Alfabetização, Capacidades de linguagem

Resumo

Neste artigo, descrevemos e analisamos dados de uma pesquisa mais ampla em que buscamos analisar o processo de construção de uma Sequência Didática (SD) com o gênero “carta ao autor”, em uma turma de 1º. ano, com vistas ao desenvolvimento das capacidades de linguagem dos aprendizes. Como referencial teórico do trabalho, adotamos as contribuições dos estudos do grupo de didática das línguas da Universidade de Genebra (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; DOLZ; GAGNON; DECANDIO, 2010) e de pesquisadores brasileiros (NASCIMENTO, 2014; APARÍCIO; ANDRADE, 2016) sobre a SD de gêneros textuais com objetivo de produzir conhecimentos que contribuam para o ensino da língua materna. O método da pesquisa é de cunho colaborativo-intervencionista, tendo em vista que a SD foi construída colaborativamente pela pesquisadora e professora regente da turma de 1º. ano em que foi realizada a intervenção. Seguindo a abordagem qualitativa de pesquisa, os dados gerados e analisados foram: registros de diário de campo da elaboração da SD, gravações em áudio e vídeo das aulas e produções textuais dos alunos. A análise dos dados que selecionamos para este trabalho indica que a ferramenta SD contribuiu para avanços significativos no desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos em processo de alfabetização.


 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiana Silva Soares Vieira, Universidade de São Caetano do Sul

Aluna do curso de Mestrado Profissional em Educação , na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).Sou pedagoga formada pela Universidade do Grande ABC (2005) e Especialização em Distúrbios de aprendizagem pela Faculdade de Medicina do ABC (2006). Atuo como professora do ensino fundamental I, na rede municipal de São Caetano do Sul, e também na Educação Infantil, no colégio Externato Santo Antonio. 

 

Ana Silvia Moço Aparício, Universidade de São Caetano do Sul

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (1983), mestrado (1999) e doutorado (2006) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio sanduíche em Didática de Língua Materna no LIDILEM (Laboratoire de Linguistique et Didactique des Langues Etrangères et Maternelle) de l`Université Stendhal Grenoble 3, na França, e pós-doutorado em Educação pela Fundação Carlos Chagas. Tem experiência docente em cursos de graduação e pós-graduação em Pedagogia e Letras, nas áreas de Linguística, Alfabetização, Ensino de Língua Portuguesa, Didática da Língua Materna e Educação a Distância, como tutora e autora de material didático. Atualmente é professora do Curso de Pedagogia e do Mestrado Profissional em Educação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP). Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: inovação no ensino de língua portuguesa, didática da língua materna, multiletramentos, gêneros textuais, formação de professores.

Referências

APARÍCIO, A. S. M., ANDRADE, M. F. R. de. (2014). A formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental: uma experiência com a engenharia didática e a construção de sequências didáticas de gêneros textuais do PIBID. In: APARÍCIO, A.S.M. & SILVA, S.R. da. Gêneros textuais e perspectivas de ensino. Campinas: Pontes.

_______ .(2016). A avaliação no processo de construção de sequências didáticas para o ensino da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: a formação do professor em foco. In: SILVA, S. R. da, FILHO, S. C.A. Sobre avaliação e ensino de línguas: (re)discutindo conceitos e (re)elaborando ações. Campinas: Pontes.

BAKHTIN, M.(2003). Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, p.261-306.

BRASIL, Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. (1997). Brasília: Ministério da Educação.

_______, Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

COLELLO S. M. G.(2015). A escola e as condições de produção textual: conteúdos, formas e relações. 2015. 495 f. Tese (Livre docência) - Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, SP, Brasil.

COLELLO, S.M.G. (2014). Aprendizagem da língua escrita e a constituição do sujeito interlocutivo. In: International Studies on Law and Education 18 set. - dez. 2014.

DAMIANI, M. F., ROCHEFORT, Renato S.; CASTRO, Rafael Fonseca; DARIZ, Marion R.; PINHEIRO, S. N. S.(2013). Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação (UFPel), v. 45, p. 57-67.

DOLZ, J. , GAGNON, R. , DECÂNDIO, F. R. (2010). Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado de Letras.

DOLZ J. , NOVERRAZ, M., SCHNEUWLY, B.(2004). Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEULWY, B; DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras.

GONÇALVES, A. V. Ferramentas didáticas para o ensino de língua portuguesa: gêneros textuais, transposição e modelo didáticos. (2008). Raído, Dourados, MS, v. 2, n. 4, p. 43-60.

LERNER, D. O. (2002). Ler e Escrever na Escola: o real, o possível e o imaginário. (E. Rosa, Trad.). Porto Alegre: Artmed, 2002.

LORO, Marcelo. (2016).Tutuli em: Que barulho é esse papai? São Paulo.

MACHADO, A.R. (2009). Linguagem e educação. O trabalho do professor em uma nova perspectiva. São Paulo: Mercado de Letras.

NASCIMENTO, E. L. (2014). Uma disciplina emergente: a didática das línguas. In: NASCIMENTO, E.L (org.). Gêneros Textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. São Paulo, SP: Pontes, p.21-50.

_______. , ZIRONDI M.I.(2014). Gêneros textuais e práticas de alfabetização e letramento. In: NASCIMENTO, E.L (org.). Gêneros Textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. São Paulo. Pontes. P. 257-288.

SCHNEULWY, B, NOVERRAZ, M., DOLZ, J. (2004). Gêneros orais e escritos na escola. (R. Rojo, G. Sales, trad.). Campinas, SP: Mercado de Letras.

SOARES, M. (1999). “Aprender a escrever, ensinar a escrever”. In: ZACCUR, E. (org.) A magia da linguagem. Rio de Janeiro: DP&A/SEPE.

TEBEROSKY, A. COLOMER, T. (2003). Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed.

Downloads

Publicado

19/02/2020

Como Citar

Vieira, F. S. S., & Aparício, A. S. M. (2020). SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNERO TEXTUAL: UMA FERRAMENTA DE ENSINO DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. HOLOS, 1, 1–15. https://doi.org/10.15628/holos.2020.6664

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.