SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNERO TEXTUAL: UMA FERRAMENTA DE ENSINO DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Fabiana Silva Soares Vieira Universidade de São Caetano do Sul
  • Ana Silvia Moço Aparício Universidade de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.6664

Palavras-chave:

Sequência didática de gêneros textuais, Alfabetização, Capacidades de linguagem

Resumo

Neste artigo, descrevemos e analisamos dados de uma pesquisa mais ampla em que buscamos analisar o processo de construção de uma Sequência Didática (SD) com o gênero “carta ao autor”, em uma turma de 1º. ano, com vistas ao desenvolvimento das capacidades de linguagem dos aprendizes. Como referencial teórico do trabalho, adotamos as contribuições dos estudos do grupo de didática das línguas da Universidade de Genebra (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; DOLZ; GAGNON; DECANDIO, 2010) e de pesquisadores brasileiros (NASCIMENTO, 2014; APARÍCIO; ANDRADE, 2016) sobre a SD de gêneros textuais com objetivo de produzir conhecimentos que contribuam para o ensino da língua materna. O método da pesquisa é de cunho colaborativo-intervencionista, tendo em vista que a SD foi construída colaborativamente pela pesquisadora e professora regente da turma de 1º. ano em que foi realizada a intervenção. Seguindo a abordagem qualitativa de pesquisa, os dados gerados e analisados foram: registros de diário de campo da elaboração da SD, gravações em áudio e vídeo das aulas e produções textuais dos alunos. A análise dos dados que selecionamos para este trabalho indica que a ferramenta SD contribuiu para avanços significativos no desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos em processo de alfabetização.


 

 

 

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Biografia do Autor

Fabiana Silva Soares Vieira, Universidade de São Caetano do Sul

Aluna do curso de Mestrado Profissional em Educação , na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).Sou pedagoga formada pela Universidade do Grande ABC (2005) e Especialização em Distúrbios de aprendizagem pela Faculdade de Medicina do ABC (2006). Atuo como professora do ensino fundamental I, na rede municipal de São Caetano do Sul, e também na Educação Infantil, no colégio Externato Santo Antonio. 

 

Ana Silvia Moço Aparício, Universidade de São Caetano do Sul

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (1983), mestrado (1999) e doutorado (2006) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio sanduíche em Didática de Língua Materna no LIDILEM (Laboratoire de Linguistique et Didactique des Langues Etrangères et Maternelle) de l`Université Stendhal Grenoble 3, na França, e pós-doutorado em Educação pela Fundação Carlos Chagas. Tem experiência docente em cursos de graduação e pós-graduação em Pedagogia e Letras, nas áreas de Linguística, Alfabetização, Ensino de Língua Portuguesa, Didática da Língua Materna e Educação a Distância, como tutora e autora de material didático. Atualmente é professora do Curso de Pedagogia e do Mestrado Profissional em Educação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP). Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: inovação no ensino de língua portuguesa, didática da língua materna, multiletramentos, gêneros textuais, formação de professores.

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Publicado

19/02/2020

Como Citar

Vieira, F. S. S., & Aparício, A. S. M. (2020). SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNERO TEXTUAL: UMA FERRAMENTA DE ENSINO DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. HOLOS, 1, 1–15. https://doi.org/10.15628/holos.2020.6664

Edição

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ARTIGOS

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