A NECESSIDADE DE UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2018.6312Palavras-chave:
Ensino, Língua Portuguesa, Surdos, InclusãoResumo
O trabalho é baseado em uma experiência ocorrida sala de aula do ensino básico, primeiro ano do Ensino Médio Integrado, na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no IFRN, em que a autora atuou como professora de língua portuguesa. Na oportunidade, foram desenvolvidos conteúdos e estratégias de ensino para a inclusão de um aluno surdo. Como instrumentos de aprendizagem, fez-se uso de narrativas por imagens e do apoio sistemático das intérpretes de Libras, primeira língua do surdo. A partir do relato sobre a experiência de ensino e de fundamentação teórica sobre o assunto, a autora destaca a importância de se considerar a Língua Portuguesa por escrito para surdos, como segunda língua do aluno surdo e das implicaturas dessa postura pedagógica, inclusive da necessidade urgente de se pensar em referenciais teórico-metodológicos adequados a cada caso. Nesse sentido, ressalta a importância de um olhar psicopedagógico no acompanhamento de pessoas surdas na instituição de ensino, de forma a possibilitar-lhes um aprendizado eficiente, para que o aluno surdo possa aprender a língua portuguesa como instrumento de libertação e de empoderamento social. Finalmente, discute-se as dificuldades e as possibilidades advindas dessa demanda de educação inclusiva.
Palavras-chave: educação, inclusão, língua portuguesa escrita para surdos.
Downloads
Referências
CORDEIRO, L. O. Teoria e Prática de Psicopedagogia Clínica. Rio de Janeiro. Walk Editora, 2013.
FERNÁNDEZ A. A inteligência aprisionada: abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
MOLLICA, M. C. ET ALLI. O letramento de sujeitos típicos e atípicos. IN: PALOMARES, R. E BRAVIN, A. M. Práticas e Ensino de Português. São Paulo. Contexto. 20127
MARTINS, B.A. Contribuições da psicopedagogia institucional à inclusão da criança com deficiência na escola regular. Anais do VII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL - Londrina de 08 a 10 novembro de 2011, ISSN 2175-960X – Pg. 2054-2062 Disponível em: http://www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/arquivos/anais/2011/FORMACAO/192-2011.pdf. Acesso em maio/2017.
NARDES, V.L. et all. Libras e as intervenções psicopedagógicas no processo de aprendizagem do deficiente auditivo. Fev. 2014 Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd189/aprendizagem-do-deficiente-auditivo.htm acesso em maio/2017.
NOGUEIRA, A. Z. O ensino de Língua Portuguesa para Surdos. IN: PALOMARES, R. e BRAVIN, A. M. Práticas e Ensino de Português. São Paulo. Contexto. 2012
PIRES, C. L.; EDER. M. S. Educação de surdos e fracasso escolar. Revista Educação Especial. Editora 2000, número 15. Brasil, 2012.
Código de Ética da Associação Brasileira de Psicopedagogia. Disponível em : http://www.abpp.com.br/documentos_referencias_codigo_etica.html Acesso em janeiro/2017.
Decreto de Libras: 5.626/05 Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm Acesso em: 22/02/2017.