UM EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO PARA MEDIR A POTÊNCIA DO SOL E A TEMPERATURA DA SUA SUPERFÍCIE, REFLETIR SOBRE O EFEITO ESTUFA E O AQUECIMENTO GLOBAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.5442

Palavras-chave:

Sol, efeito estufa, aquecimento global, ensino de ciências, material de baixo custo.

Resumo

Neste artigo, com base em materiais acessíveis, discutiremos sobre o Sol, o efeito estufa e o aquecimento global. Foram realizadas oficinas pedagógicas para 225 alunos no Museu de Ciências Espaço Ciência, em Olinda - PE, com o objetivo de medir a potência do Sol e a temperatura da sua superfície. Como resultados verificamos que os alunos não têm muito conhecimento acerca do efeito estufa e do aquecimento global e que os valores encontrados experimentalmente para a potência e temperatura do Sol apresentaram-se bastante próximos dos valores de referência, mesmo utilizando-se materiais de baixo custo para este fim.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Micaías Andrade Rodrigues, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física UFPI

Licenciado em Física e mestre em educação pela UFPE

Doutor em educação pela USP

Referências

Bezerra, E. A. (2008). Causas e conseqüências do aquecimento global. Rio de Janeiro. Recuperado de http://www.webartigos.com/artigos/causas-e-consequencias-do-aquecimento-global/4013/.

Brasil. (2013). Anuário estatístico de energia elétrica 2015. Rio de Janeiro: EPE/MME. Recuperado de http://www.epe.gov.br/AnuarioEstatisticodeEnergiaEletrica/Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2015.pdf.

Brasil. (2001). Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio (PCN+). Brasília: MEC/SEF.

Buckeridge, M. S. (2006). O efeito estufa e a biodiversidade. São Paulo: Autor. Recuperado de http://felix.ib.usp.br/pessoal/marcos/minhaweb5/schedule.htm.

Chen, X., & Tung, K. (2014). Varying planetary heat sing led to global-warming slowdown and acceleration. Science, 345(6199), 897-903. Recuperado de http://science.sciencemag.org/content/345/6199/897.full.

Driver, R, Asoko, H., Leach, J., Mortimer, E., & Scott, P. (1999). Construindo conhecimento científica na sala de aula. Química Nova na Escola, 9, 31-40.

Eddy, J. A. (1980). Climate and the Role of the Sun. The Journal of Interdisciplinary History, 10(4), 725–747. Recuperado de http://www.jstor.org/stable/203068.

Fyfe, J. C., Gillett, N. P., & Zwiers, F. W. (2013). Overestimed global warming over the past 20 years. Nature Climate Change, 3, 767-769. Recuperado de http://www.blc.arizona.edu/courses/schaffer/182h/Climate/Overestimated%20Warming.pdf.

Ivanissevich, A., Wuensche, C. A., & Rocha, J. F. V. (2010). Astronomia Hoje. Rio de Janeiro: Instituto Ciência Hoje.

Karl, T.R, Arguez, A., Huang, B., Lawrimore, J. H., Mcmahon, J. R., Menne, M. J., Peterson, T. C., Vose, R. S., & Zhang, H. M. (2015). Possible artifacts of data biases in the recent global surface warming hiatus. Science, 348(6242), 1469-1472. Recuperado de http://science.sciencemag.org/content/348/6242/1469.full.

Kosaka, Y., & Xie, S.P. (2013). Recent global-warming hiatus tied to equatorial Pacific surface cooling. Nature, 501, 403-407. Recuperado de http://www.nature.com/nature/journal/v501/n7467/full/nature12534.html.

Lallanila, M. (2016). What is the greenhouse effect? New York: Autor. Recuperado de http://www.livescience.com/37743-greenhouse-effect.html.

National Aeronautics and Space Administration. (2016a). Global Warming. Washington (DC): Autor. Recuperado de http://earthobservatory.nasa.gov/Features/GlobalWarming/page2.php.

National Aeronautics and Space Administration. (2016b). Sun: Facts & Figures. Washington (DC): Autor. Recuperado de http://solarsystem.nasa.gov/planets/sun/facts.

National Aeronautics and Space Administration. (2016c). The planet Venus. Washington (DC): Autor. Recuperado de http://www.nasa.gov/audience/forstudents/5-8/features/F_The_Planet_Venus_5-8.html.

Redd, N. T. (2012). How hot is Venus? New York: Autor. Recuperado de http://www.space.com/18526-venus-temperature.html?_ga=1.228210846.2037217780.1478194564.

Saad, F. D. (coord). (2005). Demonstrações em ciências: explorando fenômenos da pressão do ar e dos líquidos através de experimentos simples. São Paulo: Livraria da Física.

Shakun, J. D., Clark, P. U., He, F., Marcott, S. A., Mix, A. C., Liu, Z., Otto-Bliesner, B., Schimittnetr, A., & Bard, E. (2012). Global warming preceded by increasing carbon dioxine concentrations during the last deglaciation. Nature, 484, 49-54. Recuperado de http://www.nature.com/nature/journal/v484/n7392/full/nature10915.html.

Sharp, T. (2016). What is the temperature on the Moon? New York: Autor. Recuperado de http://www.space.com/18175-moon-temperature.html?_ga=1.186251690.2037217780.1478194564.

Stensmann, B. H. W. (2010). Energia emitida pelo Sol. Porto Alegre: Autor. Recuperado de http://www.if.ufrgs.br/mpef/mef008/mef008_02/Berenice/aula4.html.

Universidade de São Paulo. Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC/USP). (2004). Calorimetria: energia irradiada pelo Sol. São Paulo: Autor. Recuperado de http://www.cdcc.usp.br/exper/medio/fisica/kit3_calorimetria/exp6_termo.pdf.

Vieira, K. R. C. F., & Bazzo, W. A. (2007). Discussões acerca do aquecimento global: uma proposta CTS para abordar esse tema controverso em sala de aula. Ciência & Ensino, 1 (número especial). Recuperado de http://prc.ifsp.edu.br/ojs/index.php/cienciaeensino/article/view/155/119.

Wang, K., & Dickinson, R. L. (2013). Contribution of solar radiation to decadal temperature variaty over land. PNAS, 110(37), 14877-14882. Recuperado de http://www.pnas.org/content/110/37/14877.full.

WWF Brasil. (2014). As mudanças Climáticas. Brasília: Autor. Recuperado de http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/clima/mudancas_climaticas2/.

Downloads

Publicado

19/02/2020

Como Citar

Rodrigues, M. A. (2020). UM EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO PARA MEDIR A POTÊNCIA DO SOL E A TEMPERATURA DA SUA SUPERFÍCIE, REFLETIR SOBRE O EFEITO ESTUFA E O AQUECIMENTO GLOBAL. HOLOS, 1, 1–12. https://doi.org/10.15628/holos.2020.5442

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.