A TEMÁTICA MEIO AMBIENTE NO ENSINO SUPERIOR EM UMA INSTITUIÇÃO LOCALIZADA EM TERESINA – PIAUÍ

Autores

  • Roberta Carneiro de Albuquerque Veiga
  • Maria de Lourdes Rocha Lima Nunes
  • Micaías Andrade Rodrigues DMTE/CCE/UFPI
  • Valessa de Lima Ximenes

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2013.782

Resumo

A humanidade busca a sobrevivência, conforto, lucro, sem levar em conta a degradação ambiental. A agricultura, a pecuária, a construções de cidades e grandes metrópoles vem modificando de forma danosa a natureza, causando ao meio em que vivemos transtornos como: alterações climáticas, efeito estufa, enchentes, doenças degenerativas etc. Visto que a educação é um meio de transformação da sociedade, o presente trabalho tem como objetivo verificar a atenção dada à temática meio ambiente nos seis cursos de formação (Administração, Pedagogia, História, Turismo, Contabilidade e Direito) em nível de graduação em uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada em Teresina, Piauí. A metodologia consistiu em estudos bibliográficos utilizando os autores Leff, Grott, Philippi e Alves e também aplicações de questionários aos docentes de diversos cursos da IES. Percebe-se que o tema abordado tem grande relevância para os sujeitos pesquisados. Observamos poucas disciplinas relacionadas com a temática abordada nas grades curriculares dos cursos da IES, porém os professores acham suficientes, visto que 85,7% destes docentes explicitaram que nas disciplinas que ministram podem ser trabalhados assuntos que abordem a questão ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Resíduos sólidos: Classificações. NBR 10004, segunda edição, 2000.

BARRA, V.M.M. Formação de professores e a educação ambiental no ensino superior e na pós-graduação. Revista Com Scientia, v.1, n.2, 2006. Disponível em . Acesso em 25 ago. 2011.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988. Brasília: 1988.

BRASIL. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Brasília: 1981. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/ L6938.htm>. Acesso em: 26 nov. 2010.

BRASIL. Lei n.º 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, 1999. Disponível em <http://www.embasa.ba.gov.br/legislacao/Lei9795de27-04-99_Educacao Ambiental.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2010.

BRASIL. Resolução 12/83 do Conselho Federal de Educação. Brasília: CFE, 1987.

FHILIPPI, A.; ALVES, A.C. Curso interdisciplinar de Direito Ambiental. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.

GOUVÊA, G.R.R. Dispedagogia e deseducação ambiental: reflexões sobre as práticas usualmente utilizadas em Educação Ambiental. IV Encontro Sul Brasileiro de Educação Ambiental. Goiânia. 2004.

GRIPPI, S. Meio Ambiente versus Direitos Humanos. São Paulo, 2007. Disponível em <http://www.redeambiente.org.br/Opiniao.asp?artigo=40>. Acesso em 30 de jan. 2011.

GROTT, J.M. Meio Ambiente do Trabalho, Prevenção e Salvaguarda do Trabalhador. Curitiba: Juruá Editora, 1.ªed., 2.ª tiragem, 2003.

GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. Campinas: Editora Papirus, 1995.

GUIMARÃES, M. Educação ambiental: no consenso um empate? Campinas: Editora Papirus, 2000.

HESS, A. Exploração e produção. New York, 2002. Disponível em: <http://www.hess.com/downloads/reports/annual/2002/exp_production.html>. Acesso em: 26 nov. 2010.

JACOBI, P.R. Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, Universidade de São Paulo,v.31, n.002, São Paulo, 2005.

LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade,racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Editora Vozes, 2004.

LEITE, J. R. M. Ação Popular: Um Exercício da Cidadania Ambiental? Revista de Direito Ambiental, São Paulo, v. 17, n. ano 5, p. 123-140, 2000.

MOTA, J.A. O valor da natureza: economia e política dos recursos ambientais. Rio de Janeiro: Garamond Universitária, 2001.

NOVAES, M. O que é gestão de resíduos sólidos e qual a relação com o técnico do trabalho? Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: <http://mauriciosnovaes.blogspot.com/ 2009/08/o-que-e-gestao-de-residuos-solidos-e.html>. Acesso em: 26 out. 2010.

SATO, M. Formação em Educação Ambiental: da escola à comunidade. In: Panorama da educação ambiental no ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2001.

WEBER, M. Economia y sociedad: esbozo de sociologia comprensiva. 2.ed. México: Fondo de Cultura Econômica, 1997.

Downloads

Publicado

21/05/2013

Como Citar

Veiga, R. C. de A., Nunes, M. de L. R. L., Rodrigues, M. A., & Ximenes, V. de L. (2013). A TEMÁTICA MEIO AMBIENTE NO ENSINO SUPERIOR EM UMA INSTITUIÇÃO LOCALIZADA EM TERESINA – PIAUÍ. HOLOS, 2, 206–215. https://doi.org/10.15628/holos.2013.782

Edição

Seção

ARTIGOS