HISTÓRICO DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA

Ivonete Benedet Fernandes Coan, Maria de Lourdes Pinto de Almeida

Resumo


Este texto faz parte da dissertação de mestrado em andamento que tem como objetivo principal analisar os textos sobre alfabetização com letramento contidos na Proposta Curricular de Santa Catarina, no sentido de identificar conceitos e encaminhamentos efetuados pelo Estado catarinense aos professores da rede estadual de ensino por meio dessa política pública. A pesquisa orienta-se na concepção histórico-crítica e adota como método a análise documental e a pesquisa bibliográfica com revisão de literatura sobre as categorias pesquisadas. As respostas ao problema de pesquisa identificaram, precariedade na formação de professores; complexidade dos textos que compõem a Proposta e influência do sistema neoliberal sobre as políticas públicas educacionais brasileiras como fatores que concorrem para a permanência de índices de analfabetismo, repetência e evasão escolar no Estado de Santa Catarina. A elaboração do componente curricular catarinense teve início no final dos anos 1980 e a última atualização foi editada em 2005. Neste artigo, escreve-se o processo de construção dessa Proposta a partir do Plano de Ação 88/91 até os Cadernos Temáticos publicados em 2005.

Palavras-chave


Educação Escolar; Políticas Públicas; Currículo

Texto completo:

PDF

Referências


AURAS, Gladys Mary Teive. Modernização econômica e formação do professor em Santa Catarina. Florianópolis: Ed.UFSC, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1988.

CUNHA, Marcus Vinicius da. A educação no período Kubitscheck: os centros de pesquisas do INEP. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 83, n. 203/204/205, p. 127-140, jan./dez., 2002.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Portal INEP. Disponível em: . Acesso em: 18 dez. 2012.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. IDEB: índice de desenvolvimento da educação básica, 2011. Disponível em: . Acesso em: 18 dez. 2012.

KRUPPA, S. M. P. O Banco Mundial e as políticas públicas de educação nos anos 90. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24. Ed. 2001, Caxambu, MG. GT Estado e Política Educacional no Brasil, 2001, Caxambu, MG. Anais... Rio de Janeiro, RJ: ANPED, 2001. 1 CD-ROM.

LIBANEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, mar. 2012. Disponível em: . Acesso em: 04 nov. 2012.

PAIM, Aida Rotava. Uma história da Proposta Curricular de Santa Catarina 1988-1991: políticas e textos. 2007. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, Campinas.

SANTA CATARINA. Comunicado de 16 de outubro de 2012. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2013.

SANTA CATARINA. Congresso Internacional de Santa Catarina. II Congresso Internacional de Educação de Santa Catarina. Anais... Blumenau, 04 a 08 de maio de 1998. 25p.

SANTA CATARINA. Plano de Ação da Secretaria de Estado da Educação (1988-1991). Governo do Estado de Santa Catarina. Florianópolis: IOESC, 1988.

SANTA CATARINA. Proposta curricular (versão preliminar). Estado de Santa Catarina. Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Coordenadoria Geral de Ensino, Florianópolis: COGEN, 1997.

SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina. Jornal nº 2, Florianópolis: IOESC, 1989b.

SANTA CATARINA. Proposta curricular de Santa Catarina. Jornal nº 3, Florianópolis: IOESC, 1990a.

SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina. Jornal no1, Secretaria de Estado da Educação. Florianópolis, 1989a.

SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: e o processo continua. Jornal no 4. Secretaria de Estado da Educação. Florianópolis, 1990b.

SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: Estudos Temáticos. Florianópolis: IOESC, 2005.

SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: uma contribuição para a escola pública, do Pré-Escolar, 1° grau, 2° grau e Educação de Adultos. Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia. Florianópolis: IOESC, 1991.

SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

SILVA, Maria Abádiada. Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira. Cad. CEDES, Campinas, v. 23, n. 61, dez. 2003. Disponível em:. Acesso em: 07 jun. 2013.

THIESEN, Juares da Silva; STAUB, José Raul; MAURÍCIO, Wanderléa Damásio. Proposta Curricular de Santa Catarina: abordagem histórico-política sobre sua constituição. Educação: Teoria e Prática, v. 21, n. 37, jul./set., 2011.

THIESEN, Juares S. Oficialidade de uma Proposta Curricular como recontextualização do discurso crítico: uma leitura sobre a trajetória construída em Santa Catarina. Revista Espaço do Currículo (Online), v. 4, p. 337-348, 2012.

THIESEN, Juarez da Silva. Vinte anos de discussão e implantação da Proposta Curricular de Santa Catarina na rede de ensino: desafios para um currículo de base-histórico-cultural. PerCursos, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 41-54, jul./dez., 2007. Disponível em: . Acesso em: 14 ago. 2012.

UNESCO. Programa educação para todos. Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.1738



 

HOLOS IN THE WORLD