Educação dialógica no PROEJA

Peer Instruction e a vocação ontológica para ser mais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18596

Palavras-chave:

Proeja, Autoeficácia, Metodologias Ativas, Peer Instruction, EPT

Resumo

Este estudo investigou a prática de dinâmicas pedagógicas de revisão de conteúdo associada à metodologia ativa Peer Instruction em duas turmas do Proeja no Colégio Pedro II, analisando seus efeitos sobre a autoeficácia dos estudantes no aprendizado da língua inglesa — aqui ressignificada como construção social influenciada por condições materiais e históricas, aproximando-se da “vocação ontológica para ser mais”, de Freire. As respostas a um questionário com 38 itens em escala Likert subsidiaram o planejamento das aulas. Os resultados indicam que a metodologia favoreceu a aprendizagem conceitual e atitudinal, fortalecendo a autoeficácia dos alunos em relação à aprendizagem da língua adicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Helena Ramos Barroca, da Secretaria Municipal de Educação (PMVR)

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Castelo Branco (2012). É professora de ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação (PMVR), e está cursando Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Colégio Pedro II. 

Ricardo Fagundes Freitas da Cunha, Colégio Pedro II

Colégio Pedro II

Referências

ALLWRIGHT, Dick. Three major processes of teacher development and the appropriate design criteria for developing and using them. In: JOHNSTON, Bill.; IRUJO, Suzanne. (Ed.). Research and practice in language teacher education: voices from the field. Minneapolis: University of Minnesota, 2001. p. 115-133. Disponível em: <https://archive.carla.umn.edu/resources/working-papers/documents/ResearchPracticeLanguageTeacherEducation.pdf>. Acesso em 16/06/2025.

ARAUJO, Ives Solano; MAZUR, Eric. Instrução pelos colegas e ensino sob medida: uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, n. 2, p. 362-384, 2013. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n2p362

BANDURA, Albert. Social learning theory. Prentice Hall: Englewood cliffs, 1977.

BANDURA, Albert. Self-efficacy. In V. S. Ramachaudran (Ed.). Encyclopedia of human behavior, v. 4, p. 71-81. New York: Academic Press, 1994.

BANDURA, Albert; AZZI, Roberta Gurgel. Teoria social cognitiva: diversos enfoques. Campinas: Mercado de Letras, 2017.

CARMO, Ana Carolina Rigoni; DE AMORIM, Elizabeth de Jesus Moreira; REMEDIOS, Sâmia Elene Lobato dos. O PROEJA como modalidade articulada à EPT: uma análise sobre evasão escolar. Cadernos de Educação Básica, v. 5, n. 2, p. 187-206, 2020. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/344761988_O_PROEJA_COMO_MODALIDADE_ARTICULADA_A_EPT_UMA_ANALISE_SOBRE_EVASAO_ESCOLAR>. Acesso em 16/06/2025.

FRIGOTTO, Gaudêncio, CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

CUNHA, Ricardo. Análise das interações dos estudantes em aulas ativas usando a metodologia Peer Instruction. 2022. Tese de Doutorado. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/362846589_ANALISE_DAS_INTERACOES_DOS_ESTUDANTES_EM_AULAS_ATIVAS_USANDO_A_METODOLOGIA_PEER_INSTRUCTION>. Acesso em: 16/06/2025.

SILVA, Diego; SALES, Gilvandenys; CASTRO, Juscileide. A utilização do aplicativo Plickers como ferramenta na implementação da metodologia Peer Instruction. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 4, n. 12, 2018. Disponível em: <https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1708>. Acesso em: 16/06/2025.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 52ª ed - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 71ª ed - Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

HAKE, Richard R. Interactive-engagement versus traditional methods: A six-thousand-student survey of mechanics test data for introductory physics courses. American journal of Physics, v. 66, n. 1, p. 64-74, 1998. DOI: https://doi.org/10.1119/1.18809

KIM, K. et al. Effects of Active Learning on Enhancing Student Critical Thinking in an Undergraduate General Science Course. Innovative Higher Education, v. 38, n. 3, p. 223–235, 2012. DOI: https://doi.org/10.1007/s10755-012-9236-x

JAMES, Mark C. The effect of grading incentive on student discourse in peer instruction. American Journal of Physics, v. 74, n. 8, p. 689-691, 2006. DOI: https://doi.org/10.1119/1.2198887

MAZUR, Eric. Peer instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Porto Alegre: Penso Editora, 2015.

RYAN, Michael P.; MARTENS, Gretchen G. Planning a college course: A guidebook for the graduate teaching assistant. Office of Educational Research and Improvement: Washington, DC.,1989.

MILLER, Kelly et al. Response switching and self-efficacy in Peer Instruction classrooms. Physical Review Special Topics-Physics Education Research, v. 11, n. 1, p. 010104, 2015. DOI: https://doi.org/10.1103/PhysRevSTPER.11.010104

PAJARES, Frank; SCHUNK, D. Self-efficacy and self-concept beliefs. New Frontiers for Self-Research, March H. Craven R, McInerney D (eds.). Greenwich, CT: IAP, 2005.

RIBEIRO, Jefferson et al. Intervenção pedagógica e metodologia ativa: o uso da instrução por colegas na educação profissional. Outras Palavras, v. 12, n. 2, 2016. Disponível em: <https://projecaociencia.com.br/index.php/Projecao5/article/view/715>. Acesso em: 16/06/2025.

SANTOS, Irene; PRESTES, Reulcinéia; VALE, Antônio. Brasil, 1930- 1961: Escola Nova, LDB e disputa entre escola pública e escola privada. Revista HISTEDBR On-line, n. 22, p. 131-149, Campinas, jun., 2006. Disponível em: <https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4901/art10_22.pdf>. Acesso em: 16/06/2025.

SHAVELSON, Richard; HUBNER, Judith; STANTON, George. Self-concept: Validation of construct interpretations. Review of educational research, v. 46, n. 3, p. 407-441, 1976.

SCHUNK, Dale H.; PAJARES, Frank. Self-Efficacy Theory. In: Handbook of motivation at school. New York, NY: Routledge, p. 35-53, 2009.

VAN NGUYEN, Son; HABÓK, Anita. Designing and validating the learner autonomy perception questionnaire. Heliyon, v. 7, n. 4, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2021.e06831

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZHANG, Ping; DING, Lin; MAZUR, Eric. Peer Instruction in introductory physics: A method to bring about positive changes in students’ attitudes and beliefs. Physical Review Physics Education Research, v. 13, n. 1, p. 010104, 2017. DOI: https://doi.org/10.1103/PhysRevPhysEducRes.13.010104

Downloads

Publicado

01.11.2025

Como Citar

BARROCA, Maria Helena Ramos; CUNHA, Ricardo Fagundes Freitas da. Educação dialógica no PROEJA: Peer Instruction e a vocação ontológica para ser mais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e18596, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.18596. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/18596. Acesso em: 2 nov. 2025.

Edição

Seção

Proeja e EJA Integrada à EPT: fundamentos, história(s), políticas e práticas