História(s) do ensino secundário no Paraná (1942-1961): um estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.9689

Palavras-chave:

Estado da Arte, Ensino secundário, História da educação, Paraná.

Resumo

O artigo apresenta resultados da busca sistematizada e analítica do que vem sendo produzido nos diversos programas de pós-graduação nacional acerca do ensino secundário paranaense no recorte temporal compreendido entre 1942 e 1961. Para isso, foi adotada como metodologia a Revisão Sistemática Integrativa de Literatura que privilegiou como fontes teses e dissertações disponíveis nas seguintes bases de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Banco de Teses e Dissertações da CAPES (BTD). No que diz respeito à fase de análise e interpretação dos resultados, utilizou-se a técnica de Análise Temática de Conteúdo, de acordo com as contribuições de Bardin (2011). Foram localizados inicialmente 1.027 estudos; após o processo de compilação, leitura e análise dos títulos, resumos e palavras-chave, foram pré-selecionados 44 trabalhos. Na fase final de seleção, os mesmos critérios de avaliação foram aplicados, sendo ainda aferidos sumários e partes dos trabalhos, o que resultou na escolha de 40 trabalhos. As análises possibilitaram o estabelecimento de quatro categorias temáticas: História das instituições escolares; Formação de professores; Disciplinas escolares; e Arquitetura escolar. Dentre os resultados, é possível destacar o considerável volume de investigações sobre o Ensino Secundário e Normal, em comparação às outras modalidades de Ensino de Grau Médio, assim como a expressiva quantidade de investigações acerca das instituições públicas de ensino, comparando-se às confessionais e/ou privadas.

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Biografia do Autor

Kevin Lino de Oliveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Licenciado em Educação Física (UFPR)

Aluno do Bacharelado em Educação Física (UFPR)

Sergio Roberto Chaves Junior, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Departamento de Teoria e Prática de Ensino

Setor de Educação

Universidade Federal do Paraná

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Publicado

2020-05-15

Como Citar

Oliveira, K. L. de, & Chaves Junior, S. R. (2020). História(s) do ensino secundário no Paraná (1942-1961): um estado da arte. HOLOS, 3, 1–19. https://doi.org/10.15628/holos.2020.9689

Edição

Seção

ARTIGOS