Estágio de vivência em engenharia agronômica: relação entre o teórico e o prático
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2020.9641Palavras-chave:
Estágio de vivência, Ensino-Aprendizagem, Teoria-Prática.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar as relações estabelecidas entre o teórico e o prático, no estágio de vivência do Curso de Graduação em Engenharia Agronômica, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Conceição do Araguaia, e sua contribuição para a formação acadêmica dos alunos. Tratou-se de uma pesquisa quali-quantitativa, cuja estratégia deu-se pela interpretação de relatórios pós-estágio e questionários. O universo da pesquisa constou de 40 alunos, sendo 24 avaliados por relatórios e 16 por questionários, cinco professores e 16 famílias de produtores rurais, também avaliados por questionários. Como resultado os alunos reconheceram em 87,50% a contribuição do estágio de vivência para sua formação, com recomendação dessa prática em 100,00% para outros discentes. Pelos docentes foi considerado muito importante (100,00%) para os alunos, mas com baixa contribuição do IFPA para sua execução (60,00%). Referente às famílias dos produtores, ficou estabelecido em 93,75% que o estágio é muito importante, mas apenas 43,75% acreditavam plenamente no aprendizado. Observou-se que no processo de estágio de vivência é possível abrir espaços de reflexões não apenas nas inter-relações entre teoria-prática e na constituição de profissionais reflexivos, mas também para contribuição na esfera das problematizações circundantes à prática formativa e para o fortalecimento da área de estágio como campo científico.Downloads
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