Estágio de vivência em engenharia agronômica: relação entre o teórico e o prático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.9641

Palavras-chave:

Estágio de vivência, Ensino-Aprendizagem, Teoria-Prática.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar as relações estabelecidas entre o teórico e o prático, no estágio de vivência do Curso de Graduação em Engenharia Agronômica, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Conceição do Araguaia, e sua contribuição para a formação acadêmica dos alunos. Tratou-se de uma pesquisa quali-quantitativa, cuja estratégia deu-se pela interpretação de relatórios pós-estágio e questionários. O universo da pesquisa constou de 40 alunos, sendo 24 avaliados por relatórios e 16 por questionários, cinco professores e 16 famílias de produtores rurais, também avaliados por questionários. Como resultado os alunos reconheceram em 87,50% a contribuição do estágio de vivência para sua formação, com recomendação dessa prática em 100,00% para outros discentes. Pelos docentes foi considerado muito importante (100,00%) para os alunos, mas com baixa contribuição do IFPA para sua execução (60,00%). Referente às famílias dos produtores, ficou estabelecido em 93,75% que o estágio é muito importante, mas apenas 43,75% acreditavam plenamente no aprendizado. Observou-se que no processo de estágio de vivência é possível abrir espaços de reflexões não apenas nas inter-relações entre teoria-prática e na constituição de profissionais reflexivos, mas também para contribuição na esfera das problematizações circundantes à prática formativa e para o fortalecimento da área de estágio como campo científico.

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Biografia do Autor

Giselle Batista, Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Zootecnista

Mestre em Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

 

Gabriel Araújo Santos, Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Agrônomo

Mestre em Agronomia

Doutor em Química do Solo

Professor Titular da UFRRJ

Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro


Tiago Badre Marino, Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Bacharel em Ciência da Computação

Mestre em Engenharia de Transportes

Doutor em Informática 

Professor Adjunto da UFRRJ

Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro



Sandra Regina Gregorio, Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Nutricionista

Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos 

Doutor em Ciências de Alimentos

Professor Titular da UFRRJ

Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Gilmar Ferreira Vita, Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Biólogo, Gestor Ambiental

Mestre em Biologia Animal

Doutor em Biologia Animal

Pós-Doutorando em Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

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Publicado

01/07/2020

Como Citar

Batista, G., Santos, G. A., Marino, T. B., Gregorio, S. R., & Vita, G. F. (2020). Estágio de vivência em engenharia agronômica: relação entre o teórico e o prático. HOLOS, 4, 1–22. https://doi.org/10.15628/holos.2020.9641

Edição

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ARTIGOS

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