ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE NO MOODLE PARA DEFICIENTES VISUAIS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.9219

Keywords:

acessibilidade no Moodle, WAVE, NVDA, educação a distância, educação inclusiva

Abstract

O presente trabalho trata de uma análise sobre a acessibilidade para estudantes com deficiência visual em cursos na modalidade EaD do IFRN. A Educação a Distância do Campus Natal Zona Leste utiliza prioritariamente o Moodle como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) online e materiais didáticos específicos para cada curso. Atualmente, vários cursos de graduação e pós-graduação na modalidade EaD do campus têm estudantes com deficiência visual (DV). Neste artigo foi realizada algumas fundamentações teóricas iniciais acerca de acessibilidade em ambientes virtuais e foram realizados dois testes. O primeiro teste utilizando a ferramenta WAVE e o segundo teste com uma aluna de graduação com DV. Os resultados foram cruzados e analisados culminando em algumas recomendações para o design educacional dos cursos no trabalho com alguns dos recursos e atividades mais utilizados no âmbito do IFRN.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elizama das Chagas Lemos, IFRN

Doutora em Tecnologias e Sistemas da Informação (UMINHO). Professora de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação- Campus Zona Leste/IFRN.

Ilane Ferreira Cavalcante, IFRN

Graduada em Letras com habilitação em língua portuguesa e inglesa e respectivas literaturas. Mestra em Estudos da Linguagem com área de concentração em Literatura Comparada. Doutora em Educação. Desde 2006 professora do IFRN onde leciona Língua Portuguesa. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP).

Rosemary Pessoa Borges de Almeida, IFRN

Mestre em Ciencias da Computação (UERN/UFERSA). Professora de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação- Campus Zona Leste/IFRN.

References

ARANHA, Maria Salete Fábio. Formando Educadores para uma escola inclusiva: PGM 5 - Adaptações de pequeno porte. Brasil, 2002. Disponível em: <http://www.redebrasil.tv.br/salto/boletins 2002/feei/teimp.htm>. Acesso em: 18 de jan. 2019.

BRASIL. Decreto Nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004 – DOU de 03/122004. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm>. Acesso em: 18 de set. 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 18 de set. 2019.

BRASIL. Lei n. 13.146/2015. Institui lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência. (Estatuto da pessoa com deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm Acesso em: 22 de março de 2018.

BRASIL. Lei nº 11.892/2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 18 de set. 2019.

IFRN. Sobre o NAPNE: Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas. Disponível em: <https://portal.ifrn.edu.br/campus/natalcentral/nucleo-de-inclusao>. Acesso em: 26 Set. 2019.

MOZILLA. Usando o atributo aria-labelledby. Disponível em: <https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/Accessibility/ARIA/ARIA_Techniques/Usando_o_atributo_aria-labelledby>. Acesso em: 27 mai. 2018.

MOZILLA. Using the aria-describedby atribute. Disponível em: <https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/Accessibility/ARIA/ARIA_Techniques/Using_the_aria-describedby_attribute>. Acesso em: 27 mai. 2018.

SANTOS, Simone Costa Andrade dos; LEMOS, Elizama das Chagas; BEZERRA, Clauber Gomes. Curso de formação em EAD. Natal: IFRN, 2012.

SCHLÜNZEN JÚNIOR, Klaus; HERNANDES, Renata Benisterro. As dimensões do não ver: formação continuada de educadores e a profissionalização das pessoas com deficiência visual. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

SKEETE, Nadir Arruda. A experiência pioneira do IFRN com reserva de vagas em seus processos seletivos. Coleção J, LPP, 2013. Disponível em: <http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/898>. Acesso em: 27 Set. 2019.

WAVE. Web Accessibility Evaluation Tool. Disponível em: <http://wave.webaim.org>. Acesso em: 27 mai. 2018.

W3C. Cartilha de Acessibilidade na Web. Disponível em: <http://www.w3c.br/pub/Materiais/PublicacoesW3C/cartilha-w3cbr-acessibilidade-web-fasciculo-I.html>. Acesso em: 27 mai. 2018.

W3C. Acessibilidade para o WAI. Disponível em: <http://www.w3.org/WAI/intro/accessibility.php>. Acesso em: 27 mai. 2018.

Published

01/07/2020

How to Cite

Lemos, E. das C., Cavalcante, I. F., & de Almeida, R. P. B. (2020). ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE NO MOODLE PARA DEFICIENTES VISUAIS. HOLOS, 4, 1–23. https://doi.org/10.15628/holos.2020.9219

Issue

Section

ARTIGOS

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.