JOGOS ESCOLARES DO RIO GRANDE DO NORTE: ENTRE O ESPORTE EDUCACIONAL E O ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.8285

Palavras-chave:

Esporte de Alto Rendimento, Esporte Educacional, JERN’s

Resumo

O artigo apresenta os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERN’s) tentando compreender se os objetivos de esporte educacional se efetivam na prática. Foram entrevistados quatro professores da rede estadual e um representante de um órgão da administração pública que realiza os jogos. Embora os JERN’s sejam pensados para atender os princípios do esporte educacional, há um direcionamento dos jogos para o esporte de alto rendimento. Os princípios do esporte para a formação do cidadão crítico e reflexivo são distorcidos por valores como competição, rivalidade e treinamento, característicos do esporte de competição. O estado deve promover sua política de esporte educacional envolvendo todos os sujeitos do ambiente escolar visando tornar os JERN’s, efetivamente, em jogos escolares.

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Biografia do Autor

Rayane Teixeira de Lira Dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais pela UFRN. Tem experiência na área de Ciência Política. Atualmente é Bolsista do Centros de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e de Lazer - Rede Cedes com ação programática do Ministério do Esporte, gerenciada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Esporte, da Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer.

fábio fonseca figueiredo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), participou da equipe multidisciplinar que realizou o primeiro diagnostico dos resíduos sólidos do estado do Rio Grande do Norte para o PNUD, Programa Modernização do Setor Saneamento (PMSS) e Governo do Rio Grande do Norte (2001). Possui mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2004), onde cursou um ano e dois meses de doutorado do mesmo programa (2004-2005). Bolsista do Programa Alban Office por dois anos e meio, doutorou-se em Geografia Humana na Universidade de Barcelona/Espanha (UB), tendo sido laureado como uma das melhores teses da Faculdade de Geografia, História e Filosofia daquela faculdade no ano de 2010. Atualmente participa do grupo de pesquisa Observatório das Metrópolis, núcleo Natal onde desenvolve pesquisas no âmbito da Socioeconomia do Meio Ambiente e Política Ambiental e Esporte, Sociedade e Políticas Públicas. Seus temas preferidos de estudos, pesquisa e docência, nos quais reúne experiências, são: Questões ambientais contemporâneas; Meio ambiente Urbano; Problemática dos Resíduos Sólidos; Exclusão e Inclusão social de catadores de materiais recicláveis; Reciclagem de Materiais; Energias Renováveis; Política Esportiva, Economia do esporte, Megaeventos esportivos, impactos e legados.

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Publicado

28/12/2022

Como Citar

Santos, R. T. de L. D., & figueiredo, fábio fonseca. (2022). JOGOS ESCOLARES DO RIO GRANDE DO NORTE: ENTRE O ESPORTE EDUCACIONAL E O ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO. HOLOS, 8. https://doi.org/10.15628/holos.2021.8285

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