POR UM CAMINHO PARA O ENSINO DA EPISTEMOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO – UMA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.8139

Palavras-chave:

Epistemologia, Doutorado, Ensino, Administração.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi relatar uma experiência de construção inicial da disciplina de Epistemologia de um doutorado de administração numa universidade privada do Nordeste do Brasil, a partir da conexão entre epistemologia, metodologias e textos contemporâneos de áreas do conhecimento com temáticas transversais, reconhecidos do ponto de vista acadêmico e que faziam sentido para os orientadores das teses de doutorado. O referencial de análise da pesquisa tem como principais menções textos da Filosofia e ciências transversais. Trata-se de um estudo exploratório, em aberto, inspirado nos pressupostos da Dialética, e possui abordagem qualitativa. Configura-se como um estudo de caso, tendo como procedimentos: o diálogo, a observação participante, a pesquisa documental, a entrevista estruturada e a semiestruturada, e a análise de conteúdo. Os resultados apontaram para o enriquecimento da disciplina de Epistemologia ao longo de dois anos e o engajamento dos alunos e professores na construção de conteúdos relevantes para a disciplina. Verificou-se, no entanto, resistência de alguns professores orientadores para utilização da Filosofia da Ciência na construção das teses de doutorado dos alunos.

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Biografia do Autor

Lydia Maria Pinto Brito, Universidade Potiguar/Programa de Pós-Graduação em Administração.

Doutora em Educação e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará. Professora do Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Potiguar.

Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, RN) e Universidade Potiguar (UNP, RN).

Doutorando em Administração e Mestre em Administração pela Universidade Potiguar (UNP, RN). Graduado em Administração pela Universidade Potiguar (UNP, RN). Administrador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, RN).

Juliana Carvalho de Sousa, Universidade Potiguar e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Doutoranda em Administração pela Universidade Potiguar. Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará e graduada em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Professora Substituta de Administração na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Rafael de Albuquerque Figueiró, Universidade Potiguar/Programa de Pós-Graduação em Administração. Professor do Mestrado Profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Doutor, mestre e graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

16/12/2020

Como Citar

Brito, L. M. P., Castro, A. B. C. de, Sousa, J. C. de, & Figueiró, R. de A. (2020). POR UM CAMINHO PARA O ENSINO DA EPISTEMOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO – UMA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA. HOLOS, 6, 1–20. https://doi.org/10.15628/holos.2020.8139

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