PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DIMENSÕES TEÓRICAS DAS CONCEPÇÕES DE TEMPO HISTÓRICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.7682

Palavras-chave:

História da Educação, Periodização, Teoria da História.

Resumo

As reflexões referentes às concepções de periodização que fundamentam a escrita da História da Educação são necessárias não só no âmbito do processo de pesquisa como para a prática pedagógica do professor em sala de aula. Sob esta temática, o objetivo das discussões empreendidas deteve-se na análise das articulações existentes entre os pressupostos teórico-metodológicos que orientam a escrita da História da Educação e as suas implicações sobre o processo de periodização nesta área. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, tendo como referencial teórico a compreensão de que o tempo se constitui como um conceito plural, elaborado com base nas singularidades que revestem cada época, sociedade e cultura. Conclui-se, que o tempo, por ser um valor norteador da vida humana nos mais diversos modelos de organização social, orienta as ações dos sujeitos sobre o espaço que ocupam. Assim, a periodização da História da Educação deve considerar as múltiplas representações de tempo desenvolvidas em diferentes momentos históricos e em distintos espaços de produção da cultura, expressando rupturas e permanências sociais e culturais historicamente constituídas

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Biografia do Autor

Simone Burioli Ivashita, Universidade Estadual de Londrina

Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e desenvolvo pesquisa na area de História da Educação, Formação de Professores e Pesquisa Educacional.

João Paulo Pereira Coelho, Universidade Estadual de Maringá

Professor na área de Políticas Educacionais do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá (DTP/UEM).

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Publicado

03/12/2019

Como Citar

Ivashita, S. B., & Coelho, J. P. P. (2019). PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DIMENSÕES TEÓRICAS DAS CONCEPÇÕES DE TEMPO HISTÓRICO. HOLOS, 1, 1–10. https://doi.org/10.15628/holos.2019.7682

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