O TEATRO DO OPRIMIDO COMO RECURSO A UMA PRAXIS CIDADÃ
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2019.6948Palavras-chave:
Teatro do Oprimido, História do Teatro, Cidadania, Lutas sociais, MarxismoResumo
A proposta do presente estudo é percorrer, em perspectiva histórica, a constituição do teatro sob o viés da política, tomando por origem a tradição ocidental a partir da antiga Grécia, e ressaltando, a grandes traços, a similitude existente entre essa forma de arte e o jogo de poder travado nas sociedades tempos afora, apontando para as perspectivas inerentes e a historicidade presentes em cada uma de suas poéticas. Por fim, procura desvelar o surgimento do Teatro do Oprimido, poética que prescreve a recuperação de um espaço cidadão que foi perdido em priscas eras, para inquirir acerca do momento oportuno para a sua adoção enquanto recurso cívico ao exercício de uma práxis cidadã de retomada dos espaços públicos, com vistas a reinscrever as demandas da base da população na agenda pública, em um contexto de luta por direitos sociais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
24/12/2019
Como Citar
Costa, A. C. F. (2019). O TEATRO DO OPRIMIDO COMO RECURSO A UMA PRAXIS CIDADÃ. HOLOS, 4, 1–11. https://doi.org/10.15628/holos.2019.6948
Edição
Seção
ARTIGOS