O TEATRO DO OPRIMIDO COMO RECURSO A UMA PRAXIS CIDADÃ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.6948

Palavras-chave:

Teatro do Oprimido, História do Teatro, Cidadania, Lutas sociais, Marxismo

Resumo

A proposta do presente estudo é percorrer, em perspectiva histórica, a constituição do teatro sob o viés da política, tomando por origem a tradição ocidental a partir da antiga Grécia, e ressaltando, a grandes traços, a similitude existente entre essa forma de arte e o jogo de poder travado nas sociedades tempos afora, apontando para as perspectivas inerentes e a historicidade presentes em cada uma de suas poéticas.  Por fim, procura desvelar o surgimento do Teatro do Oprimido, poética que prescreve a recuperação de um espaço cidadão que foi perdido em priscas eras, para inquirir acerca do momento oportuno para a sua adoção enquanto recurso cívico ao exercício de uma práxis cidadã de retomada dos espaços públicos, com vistas a reinscrever as demandas da base da população na agenda pública, em um contexto de luta por direitos sociais.

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Biografia do Autor

Antonio Carlos Figueiredo Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Licenciado, Bacharel, Mestre e Doutor em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UFMG). Professor do quadro de efetivos da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), pertencente ao Departamento de Educação e Ciências Humanas da Unidade Ibirité - UEMG. Professor de História nas disciplinas História da Educação, Teoria e Metodologia da História - I (CMC-I História), História e Cultura Afro-Brasileira e Tópicos Especiais em História do Brasil.

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Publicado

24/12/2019

Como Citar

Costa, A. C. F. (2019). O TEATRO DO OPRIMIDO COMO RECURSO A UMA PRAXIS CIDADÃ. HOLOS, 4, 1–11. https://doi.org/10.15628/holos.2019.6948

Edição

Seção

ARTIGOS

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