PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DIMENSÕES TEÓRICAS DAS CONCEPÇÕES DE TEMPO HISTÓRICO
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2019.7682Palavras-chave:
História da Educação, Periodização, Teoria da História.Resumo
As reflexões referentes às concepções de periodização que fundamentam a escrita da História da Educação são necessárias não só no âmbito do processo de pesquisa como para a prática pedagógica do professor em sala de aula. Sob esta temática, o objetivo das discussões empreendidas deteve-se na análise das articulações existentes entre os pressupostos teórico-metodológicos que orientam a escrita da História da Educação e as suas implicações sobre o processo de periodização nesta área. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, tendo como referencial teórico a compreensão de que o tempo se constitui como um conceito plural, elaborado com base nas singularidades que revestem cada época, sociedade e cultura. Conclui-se, que o tempo, por ser um valor norteador da vida humana nos mais diversos modelos de organização social, orienta as ações dos sujeitos sobre o espaço que ocupam. Assim, a periodização da História da Educação deve considerar as múltiplas representações de tempo desenvolvidas em diferentes momentos históricos e em distintos espaços de produção da cultura, expressando rupturas e permanências sociais e culturais historicamente constituídasDownloads
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