PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DIMENSÕES TEÓRICAS DAS CONCEPÇÕES DE TEMPO HISTÓRICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.7682

Palavras-chave:

História da Educação, Periodização, Teoria da História.

Resumo

As reflexões referentes às concepções de periodização que fundamentam a escrita da História da Educação são necessárias não só no âmbito do processo de pesquisa como para a prática pedagógica do professor em sala de aula. Sob esta temática, o objetivo das discussões empreendidas deteve-se na análise das articulações existentes entre os pressupostos teórico-metodológicos que orientam a escrita da História da Educação e as suas implicações sobre o processo de periodização nesta área. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, tendo como referencial teórico a compreensão de que o tempo se constitui como um conceito plural, elaborado com base nas singularidades que revestem cada época, sociedade e cultura. Conclui-se, que o tempo, por ser um valor norteador da vida humana nos mais diversos modelos de organização social, orienta as ações dos sujeitos sobre o espaço que ocupam. Assim, a periodização da História da Educação deve considerar as múltiplas representações de tempo desenvolvidas em diferentes momentos históricos e em distintos espaços de produção da cultura, expressando rupturas e permanências sociais e culturais historicamente constituídas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Simone Burioli Ivashita, Universidade Estadual de Londrina

Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e desenvolvo pesquisa na area de História da Educação, Formação de Professores e Pesquisa Educacional.

João Paulo Pereira Coelho, Universidade Estadual de Maringá

Professor na área de Políticas Educacionais do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá (DTP/UEM).

Referências

ALMEIDA, M. A. V. (1988). História da educação brasileira – o problema de sua periodização. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, DF, v. 69, n. 161, p. 112-141, jan/abr.

BARREIRA, L. C. (1995) História e historiografia: As escritas recentes da História da Educação brasileira (1971-1988). Tese –Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.

BLOCH, M. (2001). Apologia da História, ou, O ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed,.

BONTEMPI JUNIOR, B. (1995) História da educação brasileira: o terreno do consenso. Dissertação – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

CAMBÍ, F. (1999) História da Pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Editora UNESP.

DOSSE, F. (2008). A história em migalhas. São Paulo: EDUSC.

GLEZER, R. (2002). Tempo e história. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 54, n. 2, p. 23-24.

JORGE, M. Periodização na História da Educação brasileira. Disponível em: . Acesso em: 17 fev. 2017.

LE GOFF, J. (2003) História e memória. Tradução Bernardo Leitão et al. 5. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP.

LOPES, E. M. T.; GALVÃO, A. M. O. (2001). História da Educação. Rio de Janeiro: DP&A.

NAGLE, J. (1984). História da Educação brasileira: problemas atuais. Em Aberto. Brasília, ano 3, n. 23, set/out.

NUNES, C. (Org.). (1992).O passado sempre presente. São Paulo: Cortez.

SAVIANI, D. (2004).O legado educacional do “longo século XX” brasileira. IN: SAVIANI, Dermeval et. al. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados.

RICOEUR, P (1994). Tempo e narrativa. Tomo I. São Paulo: Papirus.

VIDAL, D. G. (2006). O campo da História da Educação no Brasil. In: VASCONCELOS, José Geraldo (Org.). História da Educação no Nordeste Brasileiro. Fortaleza: Edições UFC,. p. 15-28.

WARDE, M J. (1984). Anotações para uma historiografia da educação brasileira. Em Aberto. Brasília, ano 3, n. 23, set/out.

ZANIRATO, S. H. (2005). A teoria e a metodologia na escrita histórica. In: MORELI, Ailton José (Org.). Introdução ao estudo da história. Maringá, PR: EDUEM,. p. 11-20.

_____. (2005). Sobre o tempo e os tempos da História. In: MORELI, Ailton José (Org.). Introdução ao estudo da história. Maringá, PR: EDUEM. p. 35-43.

Downloads

Publicado

03/12/2019

Como Citar

Ivashita, S. B., & Coelho, J. P. P. (2019). PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DIMENSÕES TEÓRICAS DAS CONCEPÇÕES DE TEMPO HISTÓRICO. HOLOS, 1, 1–10. https://doi.org/10.15628/holos.2019.7682

Edição

Seção

ARTIGOS