A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A CONFIGURAÇÃO DO CAMPO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2016.5013Palavras-chave:
Produção do conhecimento, Educação profissional, Campo científico.Resumo
Esse texto objetiva refletir sobre a produção do conhecimento sobre a configuração do campo da educação profissional e tecnológica. Para tanto, discorremos sobre a sociedade onde se produzem os conhecimentos e sobre alguns cânones das ciências humanas e sociais aplicadas à educação e sobre alguns exemplos de políticas educacionais de educação profissional e tecnológica que se apresentariam como configuração. E, por último, procedemos à sua apreciação crítica.
Downloads
Referências
AZEVEDO, José Clóvis de. Pátria Educadora: uma reflexão preliminar sobre texto em discussão. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.files.wordpress.com/2015/05/jose-clovis_pc3a1tria-educadora-uma-reflexc3a3o-preliminar.pdf Acesso em 12-06-2015.
BONAZZI, Giuseppe; LA ROSA, Michele. Modelo giapponese e produzione snella: la prospettiva europea. Milano: FrancoAngelli, 1993.
BOURDIEU, Pierre; WACQUANT, Loic A nova bíblia do Tio Sam. Jornal Le Monde diplomatique, edição brasileira, ano 1, número 4., agosto de 2000.
BRASIL. Presidência da República. SAE. Pátria Educadora: A qualificação do ensino básico como obra de reconstrução nacional. Brasília: 22 de abril de 2015. Disponível: http://www.anped.org.br/forum/uploads/Uploader/52/fc205e950677cf6ca43a4ec94085da.pdf Acesso em 21-09-2015.
BURKE, Peter. A Escola dos Annales. 1920-1989. A revolução francesa da historiografia. São Paulo: Unesp, 1991.
CASTRO, Maria Helena Guimarães de Castro. Sistemas de Avaliação da Educação no Brasil. Avanços e novos desafios. Perspectiva, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 5-18, jan./jun. 2009.
CIAVATTA, Maria. O conhecimento histórico e a questão teórico-metodológica das mediações. In: ______; FRIGOTTO, Gaudêncio. Teoria e educação no labirinto do capital. São Paulo: Vozes, 2001.
DILMA anuncia meta de 12 milhões de vagas para a nova fase do Pronatec. Folha de São Paulo, Cotidiano, quinta-feira, 19-06-2014, p. C3 Disponível em: http://avaliacaoeducacional.com/2015/04/23/patria-educadora-i/ Acesso em 12-06-2015.
DOCA, Geralda; BECK, Martha. PAC, Saúde e Educação são os gastos mais afetados por corte de gasto. O Globo, Economia, sexta-feira, 31-07-2015, p. 20.
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
FERREIRA, Paula; MARIZ, Renata. Freio no Pronatec. O Globo, Sociedade, 11-06-2015, p. 31.
FONTANA, Josep. A história dos homens. Bauru: EDUSC, 2004.
FREITAS, Luiz Carlos de. Luiz Carlos de Freitas analisa o documento da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República "Pátria Educadora”.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (orgs.). Os embates da Reforma do Ensino Técnico: resistência, adesão e conhecimento. In: ______. A formação do cidadão produtivo. A cultura de mercado no ensino médio técnico. Brasília: Inep, 2006, p. 343-372.
GENTILI, Pablo; SILVA, Tomaz Tadeu (orgs.). Neoliberalismo, qualidade total e educação. 5a. ed. Petropolis: Vozes, 1994.
GIMARÃES. Cátia. Rumos da Educação Profissional.Versão final do Pronatec mantém as principais tendências do projeto original. Poli. Saúde, Educação, Trabalho, ano IV, n. 21p. 16-18, jan./fev. 2013.
GOVERNO Dilma adia novamente início das aulas do Pronatec. Folha de São Paulo, Cotidiano, terça-feira, 14-04-2015, C4.
GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. Uma pesquisa sobre as origens da mudança cultiral. 5ª. ed. São Paulo: Loyola, 1992.
HEINNICH, Nathalie. A sociologia de Norbert Elias. Bauru: EDUSC, 2001.
LABASTIDA, Jaime. O objeto da história. Nova escrita, Ensaio, São Paulo, 5 (11/12): 161-175, 1983.
LEHER, Roberto. Entrevista. InformAndes, Informativo, Brasília, n. 24, p. 12-13, abril de 2013.
LIMA, Marcelo. A educação profissional no governo Dilma: PRONATEC, PNE e DCNEMs. RBPAE, Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, UFG, v. 28, n. 2, p. 495-513, maio/ago. 2012.
MARINI, R. M. Dialética da dependência. Petrópolis; Buenos Aires: Editora Vozes; CLACSO, 2000.
MARIZ, Renata. Brasil se sai mal em exame da Unesco. O Globo, Sociedade, sexta-feira, 31-07-2015, p. 25.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. Lisboa: Paulo: Estampa, 1977.
MARX, Karl.. O capital. (Crítica da Economia Política). 2 vol.. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich A ideologia alemã (Feuerbach). 2ª. ed. São Paulo: Ciências Humanas, 1979.
NEY, Antonio F. V. A reforma do ensino médio técnico: concepções, políticas e legislações. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (orgs.). A formação do cidadão produtivo. A cultura de mercado no ensino médio técnico. Brasília: Inep, 2006, p. 259-282.
NOVO Dicionário Aurélio. Dicionário Eletrônico. Versão 5.0. São Paulo: Positivo, 2004.
OLIVEIRA, Eliane. Federações tentarão barrar corte no Sistema S proposto pelo governo. O Globo, Economia, quinta-feira, 17-09-2015, p. 23.
OLIVEIRA, Francisco de . Crítica à razão dualista/O ornitorrinco. São Paulo, Boitempo, 2003.
PASSOS, Roberta C. de A. O movimento Todos Pela Educação e suas ações para educação brasileira na atualidade. Grupo THESE, Seminário de Produção Científica, Uff-Uerj-EPSJV, 8 a 10 de dezembro de 2014 (digital e impresso). PRONATEC. Disponível em: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=152998&id_secao=1 Acesso em 06-06-2011.
PROST, Antoine. "Comment l'histoire fait-elle l'historien ?" Vingtième Siècle. Revue d'histoire, v. 65, n. 65, p. 3-12, 2000. Disponível em: http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/xxs_0294-1759_2000_num_65_1_2868 Acesso em 20-09-2015.
RUSEN, Jorn. (2009). Com dar sentido ao passado: questões relevantes de meta-história. História da historiografia, (2), março, 163-209.
SADER, Emir e Gentili. Pós-neoliberalismo, políticas sociais e o Estado democrático. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
SAÍDA de Mangabeira Unger abre caminho para cortes de ministérios. Folha de São Paulo, Poder, terça-feira, 15-09-2015, p. A7.
TOKARNIA, Mariana. Instituições privadas farão parte do Pronatec e do Fies Técnico. Agência Brasil, Brasília, 26/03/2013, p. 1. Disponível em http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2013-03-26/instituicoes-privadas-farao-parte-do-pronatec-e-do-fies-tecnico Acesso em 21-09-2015.
TRAVERSO, Enzo. Il secolo armato. Interpretare le violenze del Novecento. Milano: Feltrinelli, 2012.