O CENÁRIO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL PÓS-2016

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DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.12769

Resumo


A discussão apresentada versa sobre o cenário das políticas em Educação do Campo no contexto de reformas políticas e educacionais do pós-2016. A escolha do recorte temporal ocorreu face à mudança de orientações, de modo geral, nas políticas de atendimento à educação e, especialmente, para a Educação do Campo. Nesse contexto, a questão guia das reflexões deste estudo prioriza a dimensão sobre quais sinalizações e caminhos apontam as políticas de educação do campo no cenário pós-Dilma. Objetiva-se identificar quais os impactos das novas orientações políticas de Educação para a escolarização do campo, levando em consideração dados de fechamento/nucleação das escolas e sua infraestrutura, as reformas curriculares, o Programa Nacional de Educação para áreas de Reforma Agrária e o Programa Mais Educação. Destacam-se ainda os aprendizados necessários para o enfrentamento das condições de negação de direitos e valorização da vida.

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Publicado

17/12/2021 — Atualizado em 07/09/2022

Versões

Como Citar

Almeida, B. T. de, & Araújo, M. P. (2022). O CENÁRIO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL PÓS-2016. HOLOS, 5. https://doi.org/10.15628/holos.2021.12769 (Original work published 17º de dezembro de 2021)

Edição

Seção

ARTIGOS