A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE): QUAIS AS PERSPECTIVAS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.4987

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação profissional, Plano Nacional de Educação.

Resumo

Este texto apresenta uma síntese de características atuais da Formação de Professores da Educação Profissional, denominada Forprofep. Toma-se por base a política expressa em documentos legais vigentes, mormente no Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 (Brasil, 2014), e como finalidade indicar perspectivas nesse campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Decreto Nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o §2º do art. 36 e

os artigos 39 a 42 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.google.com.br Acesso em: 10 set.2015.

BRASIL. Decreto N° 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20072010/2009/Lei/d6755.htm>. Acesso em: 10 set.2015.

BRASIL. Lei Nº 10.172 de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília, 2001. Disponível em: <http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documentoreferencia.pdf> Acesso em: 10 set. 2015.

BRASIL. Lei Nº 11.741 de 06 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Disponível. em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20072010/2008/Lei/L11741.htm>. Acesso em: 10 set.2015.

BRASIL. Lei Nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação-PNE e dá outras providências. Brasília, 2014. Disponível em: <http://www.observstoriodopne.org.br/uploads/upoads/reference/file/439/dpcumentoreferencia.pdf> Acesso em: 10 set. 2015.

BRASIL. CNE/CEB. Resolução Nº 02 de junho de 1997. Dispõe sobre os programas especiais de formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino fundamental e do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio. Brasília, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br//setec/arquivos/pdf_legislacao/rede/legisla_rede_parecer0297.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2015.

BRASIL. CNE/CEB. Resolução Nº 06, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Disponível em: <http://mobile.cnte.org.br:8080/legislaçãoexterno/rest/lei/51>. Acesso em: 15 ago. 2015.

BRASIL. CNE/CP. Resolução Nº 02, de 01 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em:<http://www.cnedu.pt/pt/>. Acesso em: 15 ago. 2015.

BRASIL. INEP. 2014 Sinopses estatísticas da educação básica. Brasília: INEP, 2014. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse. Acesso em 15 jul. 2015.

OLIVEIRA, M.R.N.S. Algumas ideias forças e pontos de tensão relacional em didática, currículo e formação de professores. In: LIBÂNEO, J.C., SUANNO, M.V.R., LIMONTA, S.V. (Orgs.). Qualidade da escola pública: políticas educacionais, didática e formação de professores. Goiânia: Ceped Publicações; Gráfica e Editora América: Kelps, 2013. p.131-148.

OLIVEIRA, M. R. N.; BURNIER, S. Perfil das licenciaturas nos institutos federais de

educação, ciência e tecnologia. In: CUNHA, D. M. et al. (Orgs.) Formação/profissionalização de professores e formação profissional e tecnológica: fundamentos e reflexões contemporâneas. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2013.

OLIVEIRA, M.R.N. S. et al. Formação de professores para o ensino técnico: Relatório técnico. Belo Horizonte: PETMET, 2008 (Relatório para Fapemig).

Downloads

Publicado

13/10/2016

Como Citar

Oliveira, M. R. N. S. (2016). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE): QUAIS AS PERSPECTIVAS?. HOLOS, 6, 145–155. https://doi.org/10.15628/holos.2016.4987

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.