EXERCÍCIOS DE AUTORIDADE DO PROFESSOR EM SALA DE AULA

Autores

  • José Francisco Flores Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciana Fernandes Marques UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL/UFRGS
  • João Bernardes da Rocha Filho PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL/PUCRS
  • Rosa Maria Rigo UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL/UFRGS http://orcid.org/0000-0001-8266-1969

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.4554

Palavras-chave:

ensino e afetividade, autoridade docente, competência e autoridade, autoridade e afetividade

Resumo

Este ensaio apresenta discussões teóricas sobre a autoridade do professor em sala de aula. A questão a ser tratada é qual a melhor atitude a ser assumida pelo professor diante de uma situação em que identifica uma ação inadequada de aluno em sala de aula. É relatado um caso real ocorrido em sala de aula e discutidos posicionamentos de alguns autores que tratam do tema procurando-se aprofundar na definição do papel do docente em sala de aula. Conclui-se que a autoridade do professor fica estabelecida a partir da forma como se relaciona com seus alunos, de suas competências na área de conhecimento e na capacidade de enfrentar situações que exigem criatividade e atitude reflexiva.

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Biografia do Autor

José Francisco Flores, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdade de Educação

Luciana Fernandes Marques, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL/UFRGS

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

João Bernardes da Rocha Filho, PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL/PUCRS

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Rosa Maria Rigo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL/UFRGS

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

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Publicado

03/12/2018

Como Citar

Flores, J. F., Marques, L. F., da Rocha Filho, J. B., & Rigo, R. M. (2018). EXERCÍCIOS DE AUTORIDADE DO PROFESSOR EM SALA DE AULA. HOLOS, 6, 216–228. https://doi.org/10.15628/holos.2018.4554

Edição

Seção

ARTIGOS

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