EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO

Autores

  • Ana Paula Rebello PUCRS
  • João Batista Siqueira Harres PUCRS
  • João Bernardes da Rocha Filho PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.3645

Palavras-chave:

Unidade de Aprendizagem, Educação Matemática, Educação Financeira, Ensino Médio Politécnico

Resumo

O presente artigo apresenta uma proposta pedagógica em Educação Financeira desenvolvida em uma escola estadual de Porto Alegre, RS. Por meio de uma Unidade de Aprendizagem, e com enfoque no consumo consciente, o objetivo da proposta foi o de desenvolver aspectos da Educação Financeira com alunos do Ensino Médio Politécnico, tais como conscientização histórica, política, econômica e social. As atividades foram desenvolvidas com 15 alunos no espaço intitulado Seminário Integrado, sendo concluído em um trimestre letivo. Como estratégia pedagógica utilizou-se vídeos, saídas de campo e a confecção de um produto, com planejamento dos custos de produção e expectativas de lucros, elaborado pelos alunos. Para a coleta de dados de avaliação foram utilizados os registros de observação das atividades, analisadas segundo uma abordagem qualitativa. Após a conclusão das atividades houve a divulgação do trabalho para a comunidade escolar. Ao final deste artigo são feitas considerações a respeito da proposta de Educação Financeira aqui relatada.

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Referências

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Publicado

11/12/2015

Como Citar

Rebello, A. P., Harres, J. B. S., & da Rocha Filho, J. B. (2015). EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO. HOLOS, 6, 308–314. https://doi.org/10.15628/holos.2015.3645

Edição

Seção

ARTIGOS

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