FATORES SOCIOAMBIENTAIS INFLUENCIADOS PELA SECA NA CONSERVAÇÃO DA CAATINGA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.4175

Palabras clave:

degradação ambiental, semiárido, educação, conservação, desenvolvimento sustentável

Resumen

A caatinga ocupa a maior parte da região semiárida do Brasil, encontrada exclusivamente no território brasileiro e por sua extensão está entre as mais importantes florestas secas do mundo. As estiagens recorrentes e os anos de degradação ambiental tornaram a região pouco desenvolvida e com problemas socioeconômicos acentuados. O objetivo do presente trabalho foi apresentar uma síntese socioeconômica e política sobre a seca do semiárido nordestino enfatizando o bioma da região. Para tanto foram considerados critérios relacionados à conservação da caatinga e a educação contextualizada, aliados à convivência com o semiárido, fatores necessários para promoção de mudanças substanciais na estrutura social. A metodologia adotada foi uma análise bibliográfica sobre a seca e a conservação do bioma em questão com foco para a educação e o desenvolvimento sustentável. Identificou-se a necessidade de incentivos à agricultura e melhoria dos indicadores sociais, para um aproveitamento maior de parte do potencial produtivo da região semiárida brasileira. A caatinga ocupa a maior parte da região semiárida do Brasil, encontrada exclusivamente no território brasileiro e por sua extensão está entre as mais importantes florestas secas do mundo. As estiagens recorrentes e os anos de degradação ambiental tornaram a região pouco desenvolvida e com problemas socioeconômicos acentuados. O objetivo do presente trabalho foi apresentar uma síntese socioeconômica e política sobre a seca do semiárido nordestino enfatizando o bioma da região. Para tanto foram considerados critérios relacionados à conservação da caatinga e a educação contextualizada, aliados à convivência com o semiárido, fatores necessários para promoção de mudanças substanciais na estrutura social. A metodologia adotada foi uma análise bibliográfica sobre a seca e a conservação do bioma em questão com foco para a educação e o desenvolvimento sustentável. Identificou-se a necessidade de incentivos à agricultura e melhoria dos indicadores sociais, para um aproveitamento maior de parte do potencial produtivo da região semiárida brasileira. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Alves Maurício da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE

Formado em Ciências Biológivas, apresenta Especialização em Microbiologia e Mestrado em Gestão Ambiental

Maria Núbia Medeiros de Araújo Frutuoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE

Mestre em educação, pela UFPE e Doutora em  Ciências da Educação pela Université Lumière Lyon França. Professora do IFPE do Curso Tecnológico em Gestão Ambiental e docente do Programa de Pós-graduação em gestão Ambiental do IFPE, atuando em pesquisas com foco em Educação Ambiental.

Sofia Suely Ferreira Brandão Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE

Mestre em Ciências Farmacêuticas e doutora em Ciências Biológicas, pela UFPE. Pofessora do IFPE, autando no curso técnico de Química industrial e docente do Programa de Pós-graduação em gestão Ambiental do IFPE, atuando em pesquisas com foco em Química de Produtos natiurais e Saúde Ambiental.

Rejane Jurema Mansur Cutódio Nogueira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco, coordena o Laboratório de Fisiologia Vegetal e é Bolsista de Produtividade em Pesquisa I pelo CNPq. É doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos, mestre em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e graduada em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Presidiu o X Congresso de Fisiologia Vegetal e o XII Congresso Latino Americano de Fisiologia Vegetal, em 2005, em Recife. Foi eleita Secretária Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em Pernambuco, para o período de 2011 a 2013 e reeleita para o biênio de 2013 a 2015. Participou da organização da 65ª Reunião Anual da SBPC em Pernambuco, em 2013 e Coordenou a SBPC Educação, na capital e cidades do interior do Estado, no mesmo ano. Recebeu o Prêmio de Mérito Científico da Secretaria de Ciência e Tecnologia pelos serviços prestados ao Estado de Pernambuco, na área de Ciência e Tecnologia. Atualmente é Presidente da Comissão organizadora dos 25 Anos da FACEPE e Membro do Comitê de busca do “Prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico”, da FACEPE, além de membro titular de outros Conselhos de instituições públicas e privadas.

Citas

AB’SÁBER, A. Sertões e sertanejos: uma geografia humana sofrida. Revista Eletrônica Estudos Avançados, São Paulo, v. 13, n. 36, p. 7-59, mai./ago. 1999.

AB’SÁBER, A. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

ALBUQUERQUE, U. P.; ARAÚJO, E. L.; EL-DEIR, A. C. A.; LIMA, A. L. A.; SOUTO, A.; BEZERRA, B. M.; FERRAZ, E. M. N.; FREIRE, E. M. X.; SAMPAIO, E. V. S. B.; LAS-CASAS, F. M. G.; MOURA, G. J. B.; PEREIRA, G. A.; MELO, J. G.; RAMOS, M. A.; RODAL, M. J. N.; SCHIEL, N.; LYRA-NEVES, R. M.; ALVES, R. R. N.; AZEVEDO-JÚNIOR, S. M.; JÚNIOR, W. R. T.; SEVERI, W. Caatinga Revisited: Ecology and Conservation of an Important Seasonal Dry Forest. The Scientific World Journal, Academic Editores, 2012.

AMPARO, P. P. Os desafios a uma política nacional de desenvolvimento regional no Brasil. Revista Interações (Campo Grande), v. 15, n. 1, p. 175-192, 2014.

ARAÚJO, C. S. F.; SOUSA, A. N. Estudo do processo de desertificação na caatinga: uma proposta de educação ambiental. Revista Ciência & Educação, Campina Grande, v. 17, n. 4, p. 975-986, 2011.

ARAÚJO, M. D. Análise da vegetação de caatinga no Núcleo de Desertificação do Seridó Ocidental da Paraíba: Sítio Água Fria, São José do Sabugi. Monografia da Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências e Tecnologia, 2015.

ATLAS BRASIL. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2010. Disponível em: < http://www.pnud.org.br/atlas/ranking/Ranking-IDHM-Municipios-2010.aspx > Acesso em: 20 dez. 2013.

AZEVEDO, D. C. F. Água: importância e gestão no semiárido nordestino. Revista POLÊMICA, v. 11, n. 1, p. 74-81, 2012.

BILAR, A. B. C.; CARVALHO, R. C. O.; GALVÍNCIO, J. D.; DE SOUZA, W. M. Mudanças climáticas e migrações: reflexões acerca dos deslocamentos de nordestinos e haitianos no território brasileiro. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 8, n. 6, p. 1673-1691, 2015.

BRASIL. 1a. Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional. Documento de referência. Brasília: Secretaria de Desenvolvimento Regional/MI, 2012. 28p.

BRASIL – Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente e educação. Brasília: SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf> Acesso em: 26 jan. 2014.

BRASIL – Observatório da Seca. Portal Brasil, 2013. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/observatoriodaseca/bolsa-estiagem.html> Acesso em: 29 dez. 2013.

BRASIL – Ministério da Integração Nacional. Secretaria de Desenvolvimento Regional – Documento de Referência. 2012. Disponível em: <http://www.integracao.gov.br/c/document_library/get_file?uuid=54bce099-503a-4076-8613-d90dd6107c79&groupId=10157>

Acesso em: 16 fev. 2014.

BRASIL – Ministério da Integração Nacional. Dados sobre estiagem no semiárido. 2012.Disponívelaaem:aa<http://www.integracao.gov.br/c/document_library/get_file?uuid=0f86f3db-8a9a-4abd-9c20-0dc769db0e7e&groupId=10157> Acesso em: 28 dez. 2013.

BRASIL – Ministério do Meio Ambiente. Monitoramento do desmatamento nos biomas brasileiros por satélite. Acordo de cooperação técnica MMA/IBAMA. Brasília, 2011. Disponível em: < www.mma.gov.br > Acesso em: 03 jan. 2013.

BRASIL – Ministério do Meio Ambiente. Sustentabilidade e Repartição dos Benefícios da Biodiversidade. Elaboração de estratégia para captação de recursos para a conservação sustentável do Bioma Caatinga. Secretaria de Biodiversidade e florestas, 2008. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/203/_arquivos/caatinga_sintesecedraz_203.pdf> Acesso em: 08 mar. 2014.

BRASIL – Presidência da Republica. LEI Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em: 22 jan. 2014.

BRASILEIRO, R. S. Alternativas de desenvolvimento sustentável no semiárido nordestino: da degradação à conservação. Revista Scientia Plena, v. 5, n. 5, p. 1-12, 2009.

BAPTISTA, N.Q.; CAMPOS, C.H. A convivência com o Semiárido e suas potencialidades. In: CONTI, I.L.; SCHROEDER, E.O. (Organizadores). Convivência com o Semiárido Brasileiro: Autonomia e Protagonismo Social. Fundação de Apoio a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto Ambiental Brasil Sustentável, Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Brasília, 2013.

CIRILO, J. A. Políticas públicas de recursos hídricos para o semi-árido. Revista Estudos Avançados, São Paulo, v. 22, n. 63, p. 61-82, 2008.

DURKHEIM, E. Educação e Sociologia. Rio de Janeiro/Petrópolis: Editora Vozes, 2011. 132p.

FALCÃO, R.C.; FALCÃO, R. M. No meio do Sertão: Experiência da Escola Bom Jesus dos Passos com a metodologia da Educação Contextualizada com o semi-árido. Revista Fórum Identidades, v. 4, n. 2, p. 111-120, jul./dez. 2008.

FÉLIX, K.K.F; SILVA, R.A.; SOUZA, M.J.J.B.; OLIVEIRA, A.B.B. Práticas Sustentáveis para se Conviver no Semiárido. Anais do II Encontro de Gestão Social do Programa de Gestão Social – GESPET, Mossoró/RN, 2012.

FIGUEIREDO, S. G. Quixadá e a implantação do IFCE: contribuições socioeconômicas, culturais e educacionais na perspectiva da comunidade. 149 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro - SP, 2012.

FREIRE, P. Educação e mudança. Coleção Educação e Comunicação. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2008.

GASPAR, L. Patrimônio imaterial de Pernambuco. Fundação Joaquim Nabuco, Recife, 2010. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: 04 jan. 2014.

HALAL, C. Y. Ecopedagogia: uma nova educação. Revista de Educação, v. 12, n. 14, p. 87-103, 2015.

IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Caracterização do público potencial do Pronaf B na região Nordeste e no Estado de Minas Gerais: uma análise baseada nos dados do Censo Agropecuário 2006. Relatório de Pesquisa Subprojeto 6 do Projeto de Cooperação Técnica IPEA/PGDR 2010/2011. Brasília, 2013.

LEAL, I. R.; SILVA, J. M.; TABARELLI, M.; LACHER JR.; T. E. Mudando o curso da conservação da biodiversidade na Caatinga do Nordeste do Brasil. Revista Megadiversidade, v. 1, n. 1, p. 139-146, jul. 2005.

LUCENA, F. G. Recursos hídricos no território: os conflitos socioambientais por acesso à água no município de São José do Egito, Sertão do Pajeú-PE. Dissertação (Mestrado em Serviço Social)-Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.

MARINHO, J. C. B.; SILVA, J. A.; FERREIRA, M. Health education as a transversal proposal: an analysis of the national curriculum guidelines and certain teaching conceptions. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 22, n. 2, p. 429-444, 2015.

OLIVEIRA, D. A.; ABREU MOREIRA, P.; MELO JÚNIOR, A. F.; PIMENTA, M. A. S. Potencial da biodiversidade vegetal da Região Norte do Estado de Minas Gerais. Unimontes Científica, v. 8, n. 1, p. 23-34, 2015.

PEREIRA, E. S. Educação Contextualizada e Convivência com o Semiárido: lutas, conquistas e desafios. In: CONTI, I.L.; SCHROEDER, E.O. (Organizadores). Convivência com o Semiárido Brasileiro: Autonomia e Protagonismo Social. Fundação de Apoio a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto Ambiental Brasil Sustentável, Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Brasília, 2013.

REBOUÇAS, A. C. Água na Região Nordeste: desperdício e escassez. Revista Estudos Avançados, São Paulo, v. 11, n. 29, p. 127-154, 1997.

REBOUÇAS, A. C. Uso inteligente da água. Escrituras Editora e Distribuidora de Livros Ltda., 2015.

RÊGO, A. H. Os sertões e os desertos: o combate à desertificação. Brasília: Funag, 2012, 204p.

RIEGELHAUPT, E. M.; PAREYN, F. G. C.; GARIGLIO, M. A. O manejo florestal como ferramenta para o uso sustentável e conservação da caatinga. In: GARIGLIO, M. A.; SAMPAIO, E. V. S.; CESTARO, L. A.; KAGEYAMA, P. Y. (Organizadores). Uso Sustentável e Conservação dos Recursos Florestais da Caatinga. Brasília: Serviço Florestal Brasileiro, 2010. Disponível em: < www.mma.gov.br > Acesso em: 08. nov. 2013.

RODRIGUES, C. A. O. O desafio de garantir acesso à água para todos e as estratégias para dirimir conflitos de usos dos recursos hídricos: um estudo de caso da bacia hidrográfica do rio Parnaíba. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)-Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, Brasília, 2016.

SANTOS, C. F.; ALMEIDA, C. M.; BARRETO, M. O. A educação escolar no semiárido brasileiro: crítica ao princípio da convivência e do desenvolvimento sustentável na formação humana. Revista Facevv, Vila Velha, n.6, p.17-30, jan./jun. 2011.

SCHACHT, G. L. A presença de formações relictuais de vegetação em apucarana (PR); A formação de araucária (Araucaria angustifolia). Revista GeoAmazônia, v. 2, n. 4, p. 108-121, 2015.

SCHISTEK, H. O Semiárido Brasileiro: uma região mal compreendida. In: CONTI, I.L.; SCHROEDER, E. O. (Organizadores). Convivência com o Semiárido Brasileiro: Autonomia e Protagonismo Social. Fundação de Apoio a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto Ambiental Brasil Sustentável, Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Brasília, 2013.

SILVA, R. M. A. Entre dois paradigmas: combate à seca e convivência com o semi-árido. Revista Sociedade e Estado, Brasília, v.18, n.1/2, p. 361-385, jan./dez. 2003.

SILVA, R. M. A. Entre o combate à seca e a convivência com o semi-árido: políticas públicas e transição paradigmática. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 38, n. 3, jul./set., p. 466-485, 2007.

SOUZA, I. P. F. Educação Contextualizada no Semiárido Brasileiro: questões pouco evidenciadas. Revista Educação no Semiárido, p.1-15, 2010.

SOUZA, B. I. D.; ARTIGAS, R. C.; LIMA, E. R. V. D. The Caatinga and desertification. Mercator (Fortaleza), v. 14, n. 1, p. 131-150, 2015.

SOUSA, M. L. M.; NASCIMENTO, F. R. Estudos geoambientais de bacias hidrográficas em áreas suscetíveis à desertificação no Nordeste do Brasil. Cuadernos de Geografia: Revista Colombiana de Geografia, v. 24, n. 1, p. 13-27, 2015.

VASCONCELOS, G. O. S. Educação em Agroecologia: questões para convivência com o semiárido. Cadernos de Agroecologia, v. 8, n. 2, p. 1-4, nov. 2013.

Publicado

09/09/2016

Cómo citar

Silva, M. A. M. da, Frutuoso, M. N. M. de A., Rodrigues, S. S. F. B., & Nogueira, R. J. M. C. (2016). FATORES SOCIOAMBIENTAIS INFLUENCIADOS PELA SECA NA CONSERVAÇÃO DA CAATINGA. HOLOS, 4, 245–257. https://doi.org/10.15628/holos.2016.4175

Número

Sección

ARTIGOS

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.