A EDUCAÇÃO EM MUDANÇAS CLIMÁTICAS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

Autores/as

  • Carlos lima Magno IFRN http://orcid.org/0000-0002-7291-0412
  • Francisco Alexandre Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Gilva Luiz Borba Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.3950

Palabras clave:

Educação em Mudanças Climáticas, Interdisciplinaridade, Sustentabilidade.

Resumen

Relatórios oficiais sugerem queas emissões de gases de efeito estufa produzidos pelas atividades humanas contribuem para modificar a composição da atmosfera e acelerar as mudanças climáticas. As emissões são geradas em grande parte para atender o consumismo praticado pela sociedade contemporânea. Esse consumismo entre outras características reflete a pouca valorização da dimensão ambiental na educação fornecida a sociedade. Pesquisasindicam queos efeitos das mudanças climáticas podem ser atenuados pela prática de uma educação nessa área somadas a outras pedagogias com propostas para meio ambiente e sustentabilidade. Os caminhos dessa prática educacional centram-se em construir um novo comportamento no modo de consumo da sociedade atual. Alguns países têm exercido ações educacionais na busca por realizar a mitigação na emissão dos gases de efeito estufa e obter melhor adaptação às mudanças climáticas, mas o processo ainda é lento. O artigo examina aspectos necessários para um melhor desempenho de uma educação em mudanças climáticas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos lima Magno, IFRN

Professor de Física do IFRN. Campus Parnamirim

Mestre em Física.

Doutorando em Ciências Climáticas.

Publicou o livro " Mudanças climáticas e ambientais: contextos educaionais e históricos". Editora IFRN

Francisco Alexandre Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professor do Departamento de Física e Membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas.

Gilva Luiz Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professor do Departamento de Física e Membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas.

Publicado

09/09/2016

Cómo citar

Magno, C. lima, Costa, F. A., & Borba, G. L. (2016). A EDUCAÇÃO EM MUDANÇAS CLIMÁTICAS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. HOLOS, 4, 176–188. https://doi.org/10.15628/holos.2016.3950

Número

Sección

ARTIGOS

Artículos similares

<< < 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.