EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA OS JOVENS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA 1ª DÉCADA DO SÉCULO XXI

Autores

  • Erika Silva Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Francisca Natália da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
  • Lenina Lopes Soares Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.3185

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Educação Profissional, Jovens Brasileiros

Resumo

No Brasil são considerados jovens os cidadãos e cidadãs com idade compreendida entre os 15 e os 29 anos. São sujeitos de direitos e deveres e devem ter sua autonomia e identidade respeitadas. Na sociedade brasileira a maioria dos jovens das classes menos favorecidas economicamente já assume responsabilidades ligadas à provisão do próprio domicílio. Assim sendo, são vários os jovens que não concluem a Educação Básica, ou tem negada a possibilidade de ingressar no Ensino Superior. Para esses jovens poderiam ser oferecidas condições e oportunidades de acesso à Educação Profissional articulada à Educação Básica. É nesse sentido que se discute, neste artigo, a Educação Profissional para os jovens no Brasil, com ênfase nas políticas educacionais, articuladas à Educação Básica desenvolvidas na 1ª década do século XXI. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental nos principais documentos orientadores das políticas e dos programas voltados para Educação Profissional e também, uma pesquisa bibliografia, embasada principalmente em: Oliveira (2012) Moura (2012), Venturi e Abramo (2000) e Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005). Fez-se ainda, um levantamento sobre matrículas de jovens na Educação Profissional, nos Censos Escolares de 2000 a 2010, disponibilizados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os programas de Educação Profissional articulados à Educação Básica encontrados no período em estudo são políticas públicas de educação, trabalho e qualificação para os jovens brasileiros, especificamente, para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

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Biografia do Autor

Erika Silva Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestranda do programa de Pós-Graduação em Educação profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência  e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Francisca Natália da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Mestranda do programa de Pós-Graduação em Educação profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência  e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Lenina Lopes Soares Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Profa do Campus Santa Cruz - IFRN

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Publicado

03/08/2015

Como Citar

Lima, E. S., Silva, F. N. da, & Silva, L. L. S. (2015). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA OS JOVENS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA 1ª DÉCADA DO SÉCULO XXI. HOLOS, 4, 119–129. https://doi.org/10.15628/holos.2015.3185

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