PROJETO INCUTEC: UMA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA INTEGRADORA PARA O CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO DO IFMA CAMPUS BURITICUPU

Autores

  • Cristiani Hembecker Bonfim INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - IFMA

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.1976

Resumo

Análise da experiência do projeto de extensão Incubadora de Serviços como Instrumento de Geração de Emprego e Renda (INCUTEC) e suas contribuições para o Curso Técnico em Administração do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Buriticupu. Demonstra a relevância do projeto enquanto prática integradora, para tanto, utilizou-se da combinação de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário aplicado à coordenadora do projeto, aos docentes e discentes envolvidos. Apresenta o projeto INCUTEC em seus aspectos históricos e conceituais e posteriormente destaca sua contribuição para o curso Técnico em Administração do IFMA Campus Buriticupu. Ressalta a importância deste projeto como uma experiência viável enquanto prática integradora, por possibilitar a indissociabilidade entre educação geral e educação profissional, bem como, a intervenção com a realidade local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristiani Hembecker Bonfim, INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - IFMA

Pedagoga, Assistente em Administração, Diretoria de Desenvolvimento de Ensino

Referências

ARAUJO, R.A.S. MELO, M.A. A prática como componente curricular na Universidade Federal do Maranhão: implicações no Curso de Licenciatura em Educação. In: anais do II Congresso Internacional de Formação Profissional em Educação Física e VI Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física. Florianópolis: [s.n.], 2012, p.515-532.

BARROS, Andrea L. Projeto Incubadora de Serviços como Instrumento de Geração de Emprego e Renda. Projeto Institucional do IFMA Campus Buriticupu, Buriticupu, 2008.

BRASIL. Lei n. 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Lei que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF, 2008.

CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, G. CIAVATTA, M. RAMOS, M.(Orgs.) Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

FRIGOTTO, G. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, G. CIAVATTA, M. RAMOS, M.(Orgs.) Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

IFMA. Projeto do curso técnico em administração integrado ao ensino médio. Projeto Institucional do IFMA Campus Buriticupu, Buriticupu, 2008.

KUENZER, Acácia Z. O ensino médio no plano nacional de educação 2001-2010: superando a década perdida? Educ. Soc., v. 31, n. 112, p. 851-873, jul./set. 2010.

LIBÂNEO, José C. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 5ª ed. Goiânia: Alternativa, 2004.

Downloads

Publicado

20/02/2014

Como Citar

Bonfim, C. H. (2014). PROJETO INCUTEC: UMA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA INTEGRADORA PARA O CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO DO IFMA CAMPUS BURITICUPU. HOLOS, 2, 75–86. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1976