A EXPERIÊNCIA DO ALUNO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II PARA A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.2829

Palavras-chave:

Educação, Letramento Literário, Experiência Literária, Ensino Fundamental

Resumo

O texto literário é uma fonte inesgotável de experiência estética. Para desenvolver o prazer da leitura, bem como a formação do leitor competente, é preciso valorizar a forma de mediar a leitura, pois a literatura é mais que o gozo, é um direito, é um exercício de cidadania.  Este artigo tem como base as ideias dos teóricos da educação Kefalás (2012), Yunes; Oswald (2013), Larrosa (2011), Cosson (2011) e apresenta os resultados de um projeto experimental de letramento literário com o livro de literatura infantil “A batalha dos mamulengos”, do escritor Rubem Rocha Filho, em uma turma do sexto ano do ensino fundamental, de uma escola pública, do estado de Pernambuco, realizado entre agosto e setembro de 2014.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Walter Cavalcanti Costa, Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte

Aluno da 1ª turma do Mestrado Profissional em Educação PPGE-UPE Mata Norte (2014), possui graduação em Licenciatura em Letras - Português, Inglês e suas Literaturas UPE - Campus Mata Norte (2010) e Especialização em Literatura Brasileira UPE-Mata Norte (2013). Em 2011, lançou um livro de poesias chamado "Entressafra 89" de forma eletrônica com o ISBN 978-85-912641-0-0. Também em 2011, criou o blog com mesmo nome, ainda na rede. Atualmente é Professor de Língua Portuguesa, do ensino fundamental, da Escola Estadual Professora Olindina Alves Semente, em Recife-PE.

Cristina Botelho, Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte

Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1989) e doutorado em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Pernambuco -Campus Mata Norte. Atuando como professora na Graduação e na Pós-Graduação Lato senso e Strito senso nas áreas de Literatura de Expressão Portuguesa, Teoria da Literatura e Letramento Literário. Desenvolve pesquisas sobre ficção, cordel e produção literária feminina em Literaturas de Língua Portuguesa. Dedica-se também ao estudo da ficção pernambucana. Vice-líder do CELLUPE - Centro de Estudos Linguísticos Literários da UPE/Campus Mata Norte e do Grupo de Estudos Comparados: Literatura, História e Interdisciplinaridade (Grupec).

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Usos e abusos dos estudos de caso. Disponível em: Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 129, set./dez. 2006.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2011.

DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret. Leitura: inferências e contexto sociocultural. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001.

DIAS, Maria Heloisa Martins. Apagando o quadro negro. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

JAUSS, Hans Robert. A estética da recepção: colocações gerais. In: A literatura e o leitor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

JOYCE, William; OLDENBURG, Brandon. The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore (DVD). Produzido por: Moonbot Studios LA, LLC.

KEFALÁS, Eliana. Corpo a corpo com o texto na formação do leitor literário. Campinas, SP: Autores associados, 2012.

LARROSA, Jorge. EXPERIÊNCIA E ALTERIDADE EM EDUCAÇÃO. In: Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n2, jul./dez. 2011.

MEIRINHOS, Manuel; OSÓRIO, António. O estudo de caso como estratégia de investigação em educação. Disponível em: EDUSER: revista de educação, Vol 2(2), 2010.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Currículo de Português para o Ensino Fundamental. Governo do Estado de Pernambuco. Secretaria de Educação. Recife: SE. 2012a.

______________. Secretaria de Educação. Orientações Teórico-metodológicas, ensino fundamental. Língua Portuguesa 1º ao 9º ano. Recife: SE. 2008.

______________. Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio. Governo do Estado de Pernambuco. Secretaria de Educação. Recife: SE. 2012b.

______________. Secretaria de Educação. Parâmetros na Sala de Aula: Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio. Governo do Estado de Pernambuco. Secretaria de Educação. Recife: SE. 2013.

ROCHA FILHO, Rubem. A batalha dos mamulengos. Ilust. André Neves. Recife: Ed. Bagaço: 1995.

SOUZA, Valmir de. Cultura e literatura: diálogos. São Paulo: Ed. Do Autor, 2008.

YUNES, Eliana; OSWALD, Maria Luiza (orgs.). A experiência da leitura. São Paulo: Loyola, 2003.

Downloads

Publicado

2016-01-13

Como Citar

Costa, W. C., & Botelho, C. (2016). A EXPERIÊNCIA DO ALUNO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II PARA A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO. HOLOS, 8, 136–147. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2829

Edição

Seção

ARTIGOS