O LIVRO DIDÁTICO E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Eulália Raquel Gusmão de Carvalho Neto

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.2602

Palavras-chave:

Educação escolar, Teorias pedagógicas, Livro didático

Resumo

 

Este artigo tem por objetivo discutir a relação entre as teorias pedagógicas e os materiais escolares, em particular o livro didático. Fundamenta-se nas teorias que enfocam o ensino a partir de uma visão dialética e histórico-antropológica. Reflete sobre as contribuições históricas, sociológicas, filosóficas e psicológicas que articuladas constroem um campo de saber no qual floresce o fazer pedagógico. Considera que as teorias pedagógicas influenciam o livro didático com implicações que determinam sua estruturação metodológica e conceitual. Destaca a importância de o professor posicionar-se diante dos fundamentos educacionais e de suas implicações no processo de escolha do livro didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eulália Raquel Gusmão de Carvalho Neto

Formada em Pedagogia pela UFRN, Mestrado e Doutorado em Educação pela UFRN, Professora de Didática e Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação nos cursos de Licenciatura oferecidos pelo IFRN.

Referências

Referências

BITTENCOURT, Circe (Org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997. (Coleção Repensando o Ensino.)

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é o método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1981.

CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999.

CAÑELLAS, Antoni J. Calom; CUBERO, Luis Núñez. Teoría de la educación. Madrid: Síntesis educación, 2001.

CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. Rio de janeiro: Vozes, 1983.

CARREÑO, Miryam (Ed.) et al. Teorías e instituciones contemporáneas de educación. Madrid: Síntesis educación, 2000.

DEWEY, John. Vida e educação. 10. ed., São Paulo: Melhoramentos, 1978.

DEWEY, John. Democracia e educação. 4. ed., São Paulo: Companhia editora nacional, 1979.

ECO, Umberto. Mentiras que parecem verdade. São Paulo: Dummus, 1980.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e pratica da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.

GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez, 2003.

GHIRALDELLI, Paulo Jr. Didática e teorias educacionais. Rio de janeiro: DPA, 2002.

LAJOLO, Marisa. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Disponível em:

http://www.emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1033/935 Acesso em 16 de jan. 2013.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1989.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.

NEMI, Ana Lúcia. Didática da história: o tempo vivido: uma outra história? São Paulo: FDT, 1996

PENTEADO, Heloísa D.. Metodologia do ensino de história e geografia. São Paulo: Cortez, 1992.

POZO, Juan Ignácio. Aprendizes e mestres. Porto Alegre: ArtMed, 2001.

SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. São Paulo, Cortez, 1984.

SEVERINO, Antonio Joaquim. A concepção filosófica do educar e a construção da filosofia da educação. In.: ROCHA, Dorothy (Org.). Filosofia da educação: diferentes abordagens. Campinas, SP: Papirus, 2004.

SKINNER, Burrhus Frederic. Ciência e comportamento humano. São Paulo: EDART., 1974.

SNYDERS, Georges. A alegria na escola. São Paulo: Manole, 1988.

VEIGA, Ilma Passos A. A prática pedagógica do professor de didática. Campinas, SP: Papirus, 1994.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. 4 ed., São Paulo : Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

11/12/2015

Como Citar

Gusmão de Carvalho Neto, E. R. (2015). O LIVRO DIDÁTICO E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS. HOLOS, 6, 402–414. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2602

Edição

Seção

ARTIGOS