UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A INSERÇÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA NA SALA DE AULA EM REVISTAS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2016.3138Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Natureza da Ciência, Revistas, Sala de AulaResumo
Estudos apresentados nas últimas décadas a respeito do tema Natureza da Ciência (NdC) têm mostrado a visão empírica que recaí sobre tais conteúdos que podem ser aplicados em sala de aula. O trabalho apresenta uma análise qualitativa e quantitativa feita em revistas da área de Ensino de Ciência. Ele teve o objetivo de analisar as metodologias utilizadas para a inserção do tema Natureza da Ciência nelas. Neste sentido, foi feita uma triagem de artigos em quatro (4) revistas nacionais e internacionais, que publicam artigos nesta direção. Nesta triagem encontramos 719 trabalhos que apresentam o termo Natureza da Ciência em seus resumos. Destes, somente 15 artigos passaram por uma análise, a qual tinha por objetivo incluí-los ou não no estudo. Como resultados, podemos notar que a maioria das intervenções didáticas sobre a NdC se dão na formação de professores, com destaque aos cursos de Física. Outro ponto relevante é a tentativa de inserção desta temática no ensino médio. Entretanto, um dado que chama a atenção, de forma negativa, é a falta de intervenções sobre a NdC no ensino fundamental, o que denota um possível campo de estudos futuros.
Downloads
Referências
ACEVEDO, J. A. Enfoques explícitos versus implícitos en la enseñanza de la naturaleza de la ciência. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. v.6, n.3, p.355-386, 2009.
______. El estado actual de la naturaleza de la ciencia en la didáctica de las ciencias. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. v.5, n.2, p.134-169, 2008.
ACEVEDO, J. A., VÁZQUEZ, A., MANASSERO, M. A.; ACEVEDO, P. Consensos sobre la naturaleza de la ciencia: fundamentos de una investigación empírica. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. v.4, n.1, p.42-66, 2007a.
______. Consensos sobre la naturaleza de la ciencia: aspectos epistemológicos. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. v.4, n.2, p.202-225, 2007b.
ATAÍDE, M. C. E. S.; SILVA, B. V. C. As metodologias de Ensino de Ciências: contribuições da experimentação e da História e Filosofia da Ciência. HOLOS, v. 4, p. 171-181, 2011.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
BRICCIA, V.; CARVALHO, A. M. P. Visões sobre a natureza da ciência construídas a partir do uso de um texto histórico na escola média. Revista Eletrónica de Eseñanza de las Ciencias. v.10, n.1, p.1-22, 2011.
CARVALHO, H. R. A utilização de textos históricos de natureza pedagógica para discussão de aspectos relacionados à natureza da ciência: uma proposta metodológica. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Piauí. 2015.
FERREIRA, J. M. H.; MARTINS, A. F. P. Avaliando a inserção da temática natureza da ciência na disciplina de história e filosofia da ciência para graduandos em física na UFRN. In: PEDUZZI, L. O. Q.; FERREIRA, J. M. H.; MARTINS, A. F. P. (Org.). Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: EDUFRN, 2012.
FORATO, T. C. M. A natureza da ciência como saber escolar: um estudo de caso a partir da história da luz. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. 2009.
GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed Editora, 2009.
HARRES, J. B. S. Uma revisão de pesquisas nas concepções de professores sobre a natureza da ciência e suas implicações para o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, v. 4, n. 3, p. 197-211, 1999.
LEDERMAN, N. G. Nature of Science: past, present and future. In: Abell, S.K (Org); Lederman, N.G (Org). Handbook of research of Science Education. Mahwal: Lawrence Erlball Associates, p.881-880, 2007.
__________. Teacher’s Understanding of the Nature of Science and Classroom Practice: Factors That Facilitate or Impede th Relationship. Journal of Research in Science Teaching. v.36, n.8, p.916-929, 1999.
MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.
MOREIRA, M. A. Metodologias de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.
MOURA, B. A. A aceitação da óptica newtoniana no século XVIII: subsídios para discutir a Natureza da Ciência do Ensino. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo. 2008.
PAGLIARINI, C. R. Uma análise da história e filosofia da ciência presente em livros didáticos de física para o ensino médio. 2007. 115f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2007.
SILVA, B. V. C. A natureza da ciência pelos alunos do ensino médio: um estudo exploratório. Latin American Journal of Physics Education, v.4, n.3, p. 670-677, 2010.
__________. A história e filosofia da ciência na formação dos professores: um estudo no curso de física da UFPI. Revista Ciências & Idéias, v. 1, p. 39-50, 2014a.
__________, et al. As necessidades formativas do professor de ciências ao inserir a História e a Filosofia da Ciência na sala de aula: o uso dos textos históricos de natureza pedagógica. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 4, p. 31-45, 2014b.
TEIXEIRA, E. S.; GRECA, I; FREIRE JR., O. Uma Revisão Sistemática das Pesquisas Publicada no Brasil sobre o Uso Didático de História e Filosofia da Ciência no Ensino de Física. In: Peduzzi, L. O. Q.; Martins, A. F. P.; Ferreira, J. M. H.. (Org.). Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. 1ed. Natal: EDUFRN, v. 1, p. 9-40, 2012.