UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A INSERÇÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA NA SALA DE AULA EM REVISTAS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.3138

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Natureza da Ciência, Revistas, Sala de Aula

Resumo

Estudos apresentados nas últimas décadas a respeito do tema Natureza da Ciência (NdC) têm mostrado a visão empírica que recaí sobre tais conteúdos que podem ser aplicados em sala de aula. O trabalho apresenta uma análise qualitativa e quantitativa feita em revistas da área de Ensino de Ciência. Ele teve o objetivo de analisar as metodologias utilizadas para a inserção do tema Natureza da Ciência nelas. Neste sentido, foi feita uma triagem de artigos em quatro (4) revistas nacionais e internacionais, que publicam artigos nesta direção. Nesta triagem encontramos 719 trabalhos que apresentam o termo Natureza da Ciência em seus resumos. Destes, somente 15 artigos passaram por uma análise, a qual tinha por objetivo incluí-los ou não no estudo. Como resultados, podemos notar que a maioria das intervenções didáticas sobre a NdC se dão na formação de professores, com destaque aos cursos de Física. Outro ponto relevante é a tentativa de inserção desta temática no ensino médio. Entretanto, um dado que chama a atenção, de forma negativa, é a falta de intervenções sobre a NdC no ensino fundamental, o que denota um possível campo de estudos futuros.

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Biografia do Autor

Boniek Venceslau da Cruz Silva, Universidade Federal do Piauí

É Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática, na linha de Cultura, Epistemologia e Educação em Ciências, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (2010) e Licenciado em Física (2005), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi professor de Física do Ensino Médio, no período de Junho de 2003 à Março de 2010, no estado do Rio Grande do Norte. Atualmente, é professor do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, ministrando disciplinas do curso básico de Física e a disciplina de História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências. Exerceu o cargo de coordenador de curso (2012-2013). Pela mesma instituição, colaborou na Licenciatura em Física, modalidade Ead (2010-2012), coordenando disciplinas da área de ensino de Física. Foi coordenador do Pibid-Ciências da Natureza (Agosto de 2012 até Julho de 2015 ). Estuda sobre o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) e suas interações com os demais componentes da base de ensino na formação inicial de professores de Ciências/Física e principalmente sobre o desenvolvimento/mobilização do PCK para o ensino da Natureza da Ciência. Interesse, em especial, nas relações entre História, Filosofia e Sociologia da Ciência e seu ensino, principalmente para a formação de professores de Ciências/Física.

Elisangela da Costa Sousa Azevedo, Universidade Federal do Piauí

Licenciada em Ciências da Natureza (2014) e estudante da Especialização em Ensino de Física, ambas pela Universidade Federal do Piauí.

Lucas Albuquerque do Nascimento, Universidade Federal do Piauí

Licenciado em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí. Bolsista do Pibid de Ciências da Natureza, desde 2012, pela mesma instituição. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Filosofia da Ciência. Interesse na inserção da História e Filosofia da Ciência no ensino.

Hermano Ribeiro de Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Licenciado em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí. Bolsista do Pibid de Ciências da Natureza, desde 2012, pela mesma instituição. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Filosofia da Ciência. Interesse na inserção da História e Filosofia da Ciência no ensino.

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Publicado

12/11/2016

Como Citar

Silva, B. V. da C., Sousa Azevedo, E. da C., Nascimento, L. A. do, & Carvalho, H. R. de. (2016). UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A INSERÇÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA NA SALA DE AULA EM REVISTAS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS. HOLOS, 7, 266–280. https://doi.org/10.15628/holos.2016.3138

Edição

Seção

ARTIGOS

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