ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA NECESSIDADE POSSÍVEL PARA A EDUCAÇÃO PÓS PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.11649

Palavras-chave:

educação, ensino médio, integração, pandemia.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma sugestão de proposta integradora para o ensino médio a partir da pandemia da COVID-19 como tema gerador. As novas necessidades impostas pelo isolamento social e substituição das aulas presenciais por ensino remoto emergencial trouxe inúmeros desafios para professores e estudantes. A partir do materialismo histórico, utilizado como aporte teórico e como método, a tradição da discussão sobre o ensino integrado, sobre a formação omnilateral e sobre a escola única fundamental uma proposta a partir da qual será apresentado uma proposta pedagógica fundada na autonomia e na emancipação dos estudantes, superando a fragmentação e a dualidade histórica da educação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Fávero de Oliveira, IF Sudeste MG - Campus Santos Dumont

Doutorando do PPFH/UERJ

Professor do IF Sudeste MG - Campus Santos Dumont

Referências

BRAGA, A., MONTEIRO, E. A. M., SANTOS, M. M., CUNHA, F. B. (2017). Projeto Integrador: Análises de uma experiência no IF Goiano Campus Ceres. In: ARAÚJO, Adilson César; SILVA, Cláudio Nei Nascimento (orgs.). Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: IFB p. 216 – 226.

BRASIL. (1996). Lei n. 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em nov. 2020.

BRASIL. (2008). Lei n. 11.892, de 29 de Dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em nov. 2020.

CANDIDO, A. (1984). Novos Estudos. v. 2. São Paulo: CEBRAP.

CARNOY, M. (1994). Estado e teoria política. São Paulo: Papirus.

CIAVATTA, M. (2012). A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, G., CIAVATTA, M., RAMOS, M. (orgs.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. 3ª ed. São Paulo: Cortez/EPSJV/FIOCRUZ, p. 83 – 106.

COLEMARX. (2020). Em defesa da educação pública comprometida com a igualdade social: porque os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas. Rio de Janeiro: UFRJ, 2020. Disponível em: https://esquerdaonline.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Colemarx-texto-cr%C3%ADtico-EaD-versão-final-b-1.pdf. Acesso em out. 2020.

DARDOT, P., LAVAL, C. (2016). A Nova Razão do Mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo.

ENGUITA, M. F. (2014). A encruzilhada da instituição escolar (prefácio). In: KRAWCZYK, N. (org.). A sociologia do ensino médio: crítica ao economicismo na política educacional. São Paulo: Cortez.

FERNANDES, F. (1981). A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores.

FERNANDES, F. (1975). Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. Rio de Janeiro: Zahar Editores.

FRIGOTTO, G. (2018). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: LPP/UERJ.

FRIGOTTO, G. (2002). A dupla face do trabalho: criação e destruição da vida. In: FRIGOTTO, G., CIAVATTA, M. (orgs.). A experiência do trabalho e a educação básica. Rio de Janeiro: DP&A, p. 11 – 27.

FRIGOTTO, G. (1994). O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, I., Metodologia de pesquisa educacional. 3ª ed. São Paulo: Cortez.

FRIGOTTO, G., CIAVATTA, M., RAMOS, M. (2012) Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. 3ª ed. São Paulo: Cortez/EPSJV/FIOCRUZ.

GRAMSCI, A. (2007). Cadernos do Cárcere: temas de cultura, ação católica, americanismo e fordismo. v. 4. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

GRAMSCI, A. (2001). Cadernos do Cárcere: os intelectuais, o princípio educativo, jornalismo. v. 2. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

GRAMSCI, A. (1982). Os Intelectuais e a Organização da Cultura. 4ª ed. São Paulo: Civilização Brasileira.

GRAMSCI, A. (1976). Escritos políticos. v. 1. Lisboa: Seara Nova.

KONDER, L. (2018). O futuro da filosofia da práxis. São Paulo: Expressão Popular.

KOSIK, K (1989). Dialética do Concreto. 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

KRAWCZYK, N. (2009). O ensino médio no Brasil. São Paulo: Ação Educativa.

KUEZER, A. Z. (2012). Desafios teórico-metodológicos da relação trabalho-educação e o papel social da escola. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Educação e crise do trabalho. 11ª ed. Petrópolis: Vozes, p. 55 – 75.

LAKATOS, E. M., MARCONI, M. A. (2003). Fundamentos de metodologia científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas.

LEFEBVRE, H. (1991). Lógica Formal, Lógica Dialética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

LEHER, R. (2020). Universidades públicas, aulas remotas e os desafios da ameaça neofascista no Brasil. Carta Maior, jun. Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Educacao/Universidades-publicas-aulas-remotas-e-os-desafios-da-ameaca-neofascista-no-Brasil/54/47699. Acesso em set. 2020.

MANACORDA, M. A. (2013). O Princípio Educativo em Gramsci: americanismo e conformismo. 2ª ed. Campinas: Alínea.

MANCEBO, D. (2020). Pandemia e educação superior no Brasil. Revista Eletrônica de Educação. v.14, jan./dez., p. 1 -15. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4566. Acesso em nov. 2020.

MARX, K., ENGELS, F. (2007). A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo.

MARX, K. (1999). Introdução à crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural.

MOLL, J. (2010) Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed.

NETTO, J. P. (2011). Introdução ao Estudo do Método de Marx. São Paulo: Expressão Popular.

NOSELLA, P. (2016a). A escola de Gramsci. 5ª ed. São Paulo: Cortez.

NOSELLA, P. (2016b). Ensino Médio à luz do pensamento de Gramsci. Campinas: Alínea.

OLIVEIRA, F. (2003). O Ornitorrinco. A crítica a razão dualista. São Paulo: Boitempo.

OLIVEIRA, T. F. (2020). Pandemia, neoliberalismo e mercantilização da educação pública na ditadura do capital: o risco dos Institutos Federais. Belo Horizonte: SITRE. Disponível em: http://sitre.appos.org.br/sistema/web/uploads/job/d70e932df3a4f9b2a4e0c55ee420326b.docx. Acesso em nov. 2020.

PACHECO, E. (2011). Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna.

PICHONELLI, M. (2019). Homeschooling e a domesticação do aluno. In: CÁSSIO, F. (org.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, p. 99 – 107.

PISTRAK, M. (2000). Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo: Expressão Popular.

RAMOS, M. N. (2012). Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, G., CIAVATTA, M., RAMOS, M. N. (orgs.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. 3ª ed. São Paulo: Cortez/EPSJV/FIOCRUZ, p. 107 – 128.

RAMOS, M. N. (2011). O currículo para o ensino médio em suas diferentes modalidades: concepções, propostas e problemas. Educação e Sociedade. Campinas, v. 32, n. 116, p. 771 – 788, jul. – set.

SANTOS, B. S. (2020). A universidade pós-pandêmica. Outras Palavras, jul.. Disponível em: https://outraspalavras.net/alemdamercadoria/boaventura-a-universidade-pos-pandemica. Acesso em set. 2020.

SANTOS, C. A. (2019). Educação a Distância: tensões entre expansão e qualidade. In: CÁSSIO, Fernando (org.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, p. 53 – 58.

Downloads

Publicado

06/08/2021

Como Citar

Oliveira, T. F. de. (2021). ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA NECESSIDADE POSSÍVEL PARA A EDUCAÇÃO PÓS PANDEMIA. HOLOS, 4, 1–19. https://doi.org/10.15628/holos.2021.11649

Edição

Seção

Dossiê COVID-19 e o mundo em tempos de pandemia

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.