O ESPAÇO DOS CABOCOLINHOS: DA MANIFESTAÇÃO CÊNICA À GEOGRAFIA

Autores

  • Suzete Câmara da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
  • Marinalva Nicácio de Moura Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
  • Jorge Alberto de Lima Júnior Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
  • Jonilson de Souza Figueiredo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2013.1267

Resumo

O interesse pelo trabalho surgiu a partir das discussões desenvolvidas na disciplina Arte e Educação, do curso de Licenciatura Plena em Geografia oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal-Central, buscando por meio do diálogo entre as áreas uma proposta pedagógica interdisciplinaridade entre os estudos geográficos e o espetáculo cênico dos cabocolinhos. Compreender tal folguedo enquanto representação de parte das etnias formadoras da sociedade brasileira dada a importância e a contribuição étnica cultural dos indígenas para a formação do espaço brasileiro cuja dança, enquanto representada para um público constitui-se como apresentação cênica, sendo o foco do presente artigo; além de serem os primeiros habitantes de nossas terras e por possuir uma manifestação que represente alguns aspectos de sua cultura em forma de dança no município de Ceará Mirim, única do Estado. Esse estudo será possível a partir da articulação do espaço do geógrafo ao espaço do espetáculo cênico, utilizando uma análise exploratória que reúne revisão de literatura referente aos conceitos utilizados, bem como coleta de dados primários que decorrem de entrevistas e coleta de dados secundários a partir de pesquisas documentais. O trabalho fornecerá estratégias que contribuirão para a compreensão dos conceitos e para futuras práticas docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Suzete Câmara da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Licenciada em Geografia - IFRN. Voluntária no programa Mais Educação do Governo Federal.

Marinalva Nicácio de Moura, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Licenciatura em Artes Cênicas e Mestrado em Educação (UFRN). Professora - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Jorge Alberto de Lima Júnior, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Graduando do curso de Licenciatura em Geografia - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Jonilson de Souza Figueiredo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Graduado e mestre em Economia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

ARRUDA, Indira. Blog O povo. Rio Grande do Norte: animação em Natal e na Paria da Ridinha. Disponível em: <http://blog.opovo.com.br/temporeal/2011/03/07/rio-grande-do-norte-animacao-em-natal-e-na-praia-da-redinha/>. Acesso em 15 janeiro 2011.

ARAÚJO, Sávio. Sobre as manifestações espetaculares. Natal: DEART – Laboratório de Cenografia, UFRN, 2003.

CARNEIRO, Edison. 2ª ed. Folguedos Tradicionais. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.

COMISSÃO NACIONAL DO FOLCLORE – CNF. Revista Brasileira de Folclore. Disponível em: <http://www.comissaonacionaldefolclore.org.br/>. Acesso em: 20 janeiro 2011.

CASCUDO, Luís da Càmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 10ª ed.Rio de Janeiro: Ediouro, 1972.

FRANÇA, Maria Edna Alves da Silva. Cabocolinhos de Ceará-Mirim: uma História Cultural. 2003. 70 f. Monografia ( Graduação em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia)- Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2003.

FUNDAÇÃO DE NACIONAL DO ÍNDIO- FUNAI. Os índios. Disponível em: <http://www.funai.gov.br/indios/conteudo.htm>. Acesso em: 2 janeiro 2011.

GURGEL, Déifilo. Espaço e tempo do folclore potiguar. 3ª ed. Natal: Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Departamento Estadual de Imprensa, 2001. Coleção Natal 400 anos.

MACHADO, Gibson. Acervo pessoal. Fotos da linha do tempo. Disponível em: <http://www.facebook.com/home.php#!/media/set/?set=a.1298548760905.32674.1745986839&type=3>. Acesso em: 20 nov. 2012.

RAMOS, Fabio Pestana. Blog Para entender a História. A questão do cristianismo e do trabalho compulsório na América Portuguesa. Disponível em: . Acesso em 10 janeiro 2011.

TAMDJIAM, James Onnig; MENDES, Ivan Lazzari. Geografia geral e do Brasil: estudos para compreensão do espaço: ensino médio/ volume único. São Paulo: FTD, 2005.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1983.

UBERSFELD, Anne. L'Espacethéâtral [O Espaço Teatral]. Paris: CNDP, 1979.

Downloads

Publicado

21/01/2014

Como Citar

da Silva, S. C., de Moura, M. N., de Lima Júnior, J. A., & Figueiredo, J. de S. (2014). O ESPAÇO DOS CABOCOLINHOS: DA MANIFESTAÇÃO CÊNICA À GEOGRAFIA. HOLOS, 6, 203–212. https://doi.org/10.15628/holos.2013.1267

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)