ATUAÇÃO DAS FUNDAÇÕES DE APOIO ÀS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR: O ESTUDO DE CASO DA FUNDAÇÃO DE APOIO AO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DEPUTADO ÚLTIMO DE CARVALHO, MG – BRASIL

Autores

  • Laura de Fátima Fonseca Campos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
  • Bruno Silva Olher Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
  • Ivy Silva Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.2691

Palavras-chave:

Terceiro setor, Fundações de Apoio, Instituições Federais de Ensino Superior

Resumo

O Terceiro Setor auxilia o Estado na execução de serviços em que o âmbito público apresenta deficiências e limitações. Dentre estas entidades têm-se as fundações de apoio que visam fornecer suporte administrativo e financeiro às Instituições Federais de Ensino Superior, necessário na execução de seus projetos de pesquisa, ensino e extensão. Esse apoio ser entendido como a captação de recursos bem como o gerenciamento mais ágil e flexível dos mesmos. O objetivo do presente trabalho foi analisar a atuação da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão Deputado Último de Carvalho (FADUC), no tocante à captação e gestão de recursos para o desenvolvimento das atividades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Câmpus Rio Pomba. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi de natureza descritiva por meio de análise estatística descritiva e análise de conteúdo disponibilizado nos Relatórios de Atividades referentes aos anos de 2011, 2012 e 2013 e documentos internos da FADUC. Os resultados apontaram um crescimento no número de parcerias firmadas pela FADUC, bem como do valor de recursos gerenciados, predominando recursos oriundos do setor público. O número de projetos gerenciados pela mesma manteve-se estável, mas é relevante o crescimento da interação da FADUC com o setor privado. Sendo assim, constatou-se que esta tem apoiado o Câmpus na gestão de seus projetos, mas precisa desenvolver estratégias para melhorar sua atuação na captação de recursos externos destinados ao desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão

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Biografia do Autor

Laura de Fátima Fonseca Campos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Bacharela em Economia Doméstica – Universidade Federal de Viçosa  (UFV)

Bacharelanda em Administração e Pesquisadora – Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – campus Rio Pomba

Bruno Silva Olher, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Doutorando em Economia Doméstica – Universidade Federal de Viçosa  (UFV)

Mestre em Administração Pública - Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Bacharel em Administração;

Especialista em Gestão Estratégica de Operações, Logística e Finanças;

Especialista em Educação Empreendedora.

Professor – Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – campus Rio Pomba

Coordenador Adjunto do Curso Superior em Administração do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – campus Rio Pomba

Ivy Silva Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Mestre em Administração Pública - Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Bacharel em Administração;

Professora – Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – campus Rio Pomba

Coordenadora do Curso Superior em Administração do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – campus Rio Pomba

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Publicado

11/12/2015

Como Citar

Campos, L. de F. F., Olher, B. S., & Costa, I. S. (2015). ATUAÇÃO DAS FUNDAÇÕES DE APOIO ÀS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR: O ESTUDO DE CASO DA FUNDAÇÃO DE APOIO AO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DEPUTADO ÚLTIMO DE CARVALHO, MG – BRASIL. HOLOS, 6, 222–235. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2691

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