PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL: UM ESTUDO A PARTIR DA ANÁLISE DAS LINHAS DE PESQUISA CAPES E CNPq

Autores

  • Francilene dos Santos Cunha Licenciada em Química - IFRN Campus Currais Novos
  • Susana Kamila Guedes de Oliveira Licenciada em Química - IFRN Campus Currais Novos
  • João Pedro Dantas Alves Discente da Licenciatura em Química do IFRN Campus Currais Novos
  • Maria Elenir Nobre Pinho Ribeiro Departamento de Química Orgânica e Inorgânica Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.2423

Palavras-chave:

Linha de Pesquisa, Ensino de Química, Material didático.

Resumo

Neste trabalho apresenta-se um estudo sobre as linhas e grupos de pesquisa em Produção de Material Didático em Ensino de Química no Brasil, uma área relativamente recente nos grupos de pesquisa nas Instituições de Ensino Superior (IES), entre o período de 2009 e 2014, visando saber quais IES tem esta linha e quais os seus objetivos, com base nos dados obtidos no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e no relatório de Programa de Pós-Graduação que é enviado à CAPES. A pesquisa realizada constatou que o número de linhas de pesquisas na área de Produção de Material Didático em Ensino de Química é muito pequeno no nosso país, apesar do crescimento em pesquisas na área em questão, nos últimos anos. Ao todo, só existem quatorze linhas nessa área. Dessa forma, verifica-se a necessidade de haver mais linhas de pesquisa em Produção em Material Didático em Ensino de Química, para que haja mais auxílio ao professor em sala de aula. 

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Publicado

24/07/2015

Como Citar

Cunha, F. dos S., Oliveira, S. K. G. de, Alves, J. P. D., & Ribeiro, M. E. N. P. (2015). PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL: UM ESTUDO A PARTIR DA ANÁLISE DAS LINHAS DE PESQUISA CAPES E CNPq. HOLOS, 3, 182–192. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2423

Edição

Seção

ARTIGOS

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