PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL: UM ESTUDO A PARTIR DA ANÁLISE DAS LINHAS DE PESQUISA CAPES E CNPq

Autores

  • Francilene dos Santos Cunha Licenciada em Química - IFRN Campus Currais Novos
  • Susana Kamila Guedes de Oliveira Licenciada em Química - IFRN Campus Currais Novos
  • João Pedro Dantas Alves Discente da Licenciatura em Química do IFRN Campus Currais Novos
  • Maria Elenir Nobre Pinho Ribeiro Departamento de Química Orgânica e Inorgânica Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.2423

Palavras-chave:

Linha de Pesquisa, Ensino de Química, Material didático.

Resumo

Neste trabalho apresenta-se um estudo sobre as linhas e grupos de pesquisa em Produção de Material Didático em Ensino de Química no Brasil, uma área relativamente recente nos grupos de pesquisa nas Instituições de Ensino Superior (IES), entre o período de 2009 e 2014, visando saber quais IES tem esta linha e quais os seus objetivos, com base nos dados obtidos no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e no relatório de Programa de Pós-Graduação que é enviado à CAPES. A pesquisa realizada constatou que o número de linhas de pesquisas na área de Produção de Material Didático em Ensino de Química é muito pequeno no nosso país, apesar do crescimento em pesquisas na área em questão, nos últimos anos. Ao todo, só existem quatorze linhas nessa área. Dessa forma, verifica-se a necessidade de haver mais linhas de pesquisa em Produção em Material Didático em Ensino de Química, para que haja mais auxílio ao professor em sala de aula. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORGES-ANDRADE, J. E. Em busca do conceito de linha pesquisa. Revista Administração Contemporânea, Vol. 7, nº 2, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552003000200009>. Acesso em 10 set. 2013.

CAPES. Portal de Periódicos da Capes. Disponível me <http://www.capes.gov.br/avaliacao/cursos-recomendados-e-reconhecidos> Acesso em: 03 jan. 2014.

CNPq. Plataforma Lattes. Disponível em: <http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/> Acesso em: 04 jan. 2014.

CORREIA, C. R. D.; COSTA, P. R.R.; FERREIA, V. F. Vinte e Cinco Anos de Reações, Estratégias e Metodologias em Química Orgânica. Química Nova. v.25, s.1, p. 74-81, 2002.

FREITAS, Os Equipamentos e materiais didáticos. Brasília: Universidade de Brasília, 2009. Centro de Educação a Distância. Disponível: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/equip_mat_dit.pdf> Acesso em: 13 set. 2014.

GILBERT, J. K.; JUSTI, R.; QUEIROZ, A. S. Em The use of a model of modelling to develop visualization during the learning of ionic bonding; Tasar, M. F.; Cakmakci, G., eds.; PegemAkademi: Ankara, 2010.

MELLO, P.E.D. Materiais Didáticos para a Educação de Jovens e Adultos: História, Forma e Conteúdo. 2010. 254f. Tese (Doutorado – Programa de pós-graduação em Educação)-Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2010.

OLIVEIRA, W. S.; MIRANDA, N. F.; NETO, J. M. M. Panorama da pesquisa em ensino de química no Brasil. 2009. Disponível em: <http://www.ufpi.edu.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2009/GT.13/07_Wilsilene%20dos%20Santos%20Oliveira.pdf>. Acesso em: 10 set. 2013.

PÉREZ, L.F.M.; SILVA, C. S.; NARDI, R. Tendências na Pesquisa em Ensino de Química no Brasil e na Colômbia: Um estudo a partir da análise de publicações em revistas e anais de eventos. Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (VI ENPEC). 2007. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p779.pdf>. Acesso em: 13 set. 2014.

SANTOS, P. S. SBQ – 25 Anos: Físico-Química. Química Nova, v. 25, p. 31-33, 2002.

SANTOS, E. S.; HENRIQUE, H. C. R.; FERNANDES, A. M.; SILVA, R. M. G. Produção e Desenvolvimento de Materiais Didáticos Digitais para o Ensino de Química: Uma perspectiva formativa. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ), Brasília- DF, 2010.

Silva, J.L.; Silva, D.A.; Martini, C. Domingos, D.C.A.; Leal, P.G.; Beneditti Filho, E.; Fiorucci, A.R. A Utilização de Vídeos Didáticos nas Aulas de Química do Ensino Médio para Abordagem Histórica e Contextualizada do Tema Vidros. Química Nova na Escola, v. 34, n.4, p. 189 – 200, 2012.

TERUYA, L. C.; MARSON, G. A.; FERREIRA, C. R.; ARROIO, A. Visualização no ensino de química: apontamentos para a pesquisa e desenvolvimento de recursos educacionais. Química Nova, v.36, p. 561-569, 2013.

VASCONCELOS, F. C. G. C. LEÃO, M. B. C. A Utilização de Programas de Televisão como Recurso Didático e Aulas de Química. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ), Brasília- DF, 2010.

Downloads

Publicado

24/07/2015

Como Citar

Cunha, F. dos S., Oliveira, S. K. G. de, Alves, J. P. D., & Ribeiro, M. E. N. P. (2015). PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL: UM ESTUDO A PARTIR DA ANÁLISE DAS LINHAS DE PESQUISA CAPES E CNPq. HOLOS, 3, 182–192. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2423

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.