PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL: UM ESTUDO A PARTIR DA ANÁLISE DAS LINHAS DE PESQUISA CAPES E CNPq
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2015.2423Palavras-chave:
Linha de Pesquisa, Ensino de Química, Material didático.Resumo
Neste trabalho apresenta-se um estudo sobre as linhas e grupos de pesquisa em Produção de Material Didático em Ensino de Química no Brasil, uma área relativamente recente nos grupos de pesquisa nas Instituições de Ensino Superior (IES), entre o período de 2009 e 2014, visando saber quais IES tem esta linha e quais os seus objetivos, com base nos dados obtidos no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e no relatório de Programa de Pós-Graduação que é enviado à CAPES. A pesquisa realizada constatou que o número de linhas de pesquisas na área de Produção de Material Didático em Ensino de Química é muito pequeno no nosso país, apesar do crescimento em pesquisas na área em questão, nos últimos anos. Ao todo, só existem quatorze linhas nessa área. Dessa forma, verifica-se a necessidade de haver mais linhas de pesquisa em Produção em Material Didático em Ensino de Química, para que haja mais auxílio ao professor em sala de aula.
Downloads
Referências
BORGES-ANDRADE, J. E. Em busca do conceito de linha pesquisa. Revista Administração Contemporânea, Vol. 7, nº 2, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552003000200009>. Acesso em 10 set. 2013.
CAPES. Portal de Periódicos da Capes. Disponível me <http://www.capes.gov.br/avaliacao/cursos-recomendados-e-reconhecidos> Acesso em: 03 jan. 2014.
CNPq. Plataforma Lattes. Disponível em: <http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/> Acesso em: 04 jan. 2014.
CORREIA, C. R. D.; COSTA, P. R.R.; FERREIA, V. F. Vinte e Cinco Anos de Reações, Estratégias e Metodologias em Química Orgânica. Química Nova. v.25, s.1, p. 74-81, 2002.
FREITAS, Os Equipamentos e materiais didáticos. Brasília: Universidade de Brasília, 2009. Centro de Educação a Distância. Disponível: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/equip_mat_dit.pdf> Acesso em: 13 set. 2014.
GILBERT, J. K.; JUSTI, R.; QUEIROZ, A. S. Em The use of a model of modelling to develop visualization during the learning of ionic bonding; Tasar, M. F.; Cakmakci, G., eds.; PegemAkademi: Ankara, 2010.
MELLO, P.E.D. Materiais Didáticos para a Educação de Jovens e Adultos: História, Forma e Conteúdo. 2010. 254f. Tese (Doutorado – Programa de pós-graduação em Educação)-Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2010.
OLIVEIRA, W. S.; MIRANDA, N. F.; NETO, J. M. M. Panorama da pesquisa em ensino de química no Brasil. 2009. Disponível em: <http://www.ufpi.edu.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2009/GT.13/07_Wilsilene%20dos%20Santos%20Oliveira.pdf>. Acesso em: 10 set. 2013.
PÉREZ, L.F.M.; SILVA, C. S.; NARDI, R. Tendências na Pesquisa em Ensino de Química no Brasil e na Colômbia: Um estudo a partir da análise de publicações em revistas e anais de eventos. Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (VI ENPEC). 2007. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p779.pdf>. Acesso em: 13 set. 2014.
SANTOS, P. S. SBQ – 25 Anos: Físico-Química. Química Nova, v. 25, p. 31-33, 2002.
SANTOS, E. S.; HENRIQUE, H. C. R.; FERNANDES, A. M.; SILVA, R. M. G. Produção e Desenvolvimento de Materiais Didáticos Digitais para o Ensino de Química: Uma perspectiva formativa. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ), Brasília- DF, 2010.
Silva, J.L.; Silva, D.A.; Martini, C. Domingos, D.C.A.; Leal, P.G.; Beneditti Filho, E.; Fiorucci, A.R. A Utilização de Vídeos Didáticos nas Aulas de Química do Ensino Médio para Abordagem Histórica e Contextualizada do Tema Vidros. Química Nova na Escola, v. 34, n.4, p. 189 – 200, 2012.
TERUYA, L. C.; MARSON, G. A.; FERREIRA, C. R.; ARROIO, A. Visualização no ensino de química: apontamentos para a pesquisa e desenvolvimento de recursos educacionais. Química Nova, v.36, p. 561-569, 2013.
VASCONCELOS, F. C. G. C. LEÃO, M. B. C. A Utilização de Programas de Televisão como Recurso Didático e Aulas de Química. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ), Brasília- DF, 2010.