EDUCAÇÃO E TRABALHO NAS IDEIAS PEDAGÓGICAS DE ROUSSEAU, PESTALOZZI E MONTESSORI

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.15628/holos.2024.17387

Mots-clés :

Ideias pedagógicas, Educação, Trabalho

Résumé

Esta pesquisa tem como analisar a relação entre educação e trabalho nas ideias pedagógicas de Rousseau, Pestalozzi e Montessori. Metodologicamente, a pesquisa centra-se em análise hermenêutica de escritos de Rousseau, Pestalozzi e Montessori e de comentadores e pesquisadores do pensamento educacional destes. Esses três pensadores moldaram coletivamente as práticas educacionais modernas, destacando a importância da natureza, da aprendizagem experiencial e das abordagens centradas na criança com vias à promoção do desenvolvimento e da formação integral, onde a escola já não se limitaria às dimensões intelectuais, mas se ocuparia da totalidade dos aspectos do ser humano e o trabalho assumiria a função da atividade à esta formação.

 

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Biographie de l'auteur

Olivia Morais Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e Educação Profissional (IFRN). Graduada e Mestre em História pela UFRN. Doutora em Educação pela mesma instituição. 

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Publiée

01/11/2024

Comment citer

Medeiros Neta, O. M. (2024). EDUCAÇÃO E TRABALHO NAS IDEIAS PEDAGÓGICAS DE ROUSSEAU, PESTALOZZI E MONTESSORI. HOLOS, 4(40). https://doi.org/10.15628/holos.2024.17387

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