Red mud application as filler in asphalt mixtures production

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2023.16344

Palavras-chave:

Red mud, Asphalt mixture, Filler, Permanent deformation

Resumo

A lama vermelha é o resíduo do beneficiamento da bauxita na produção do alumínio. A disposição inadequada gera prejuízos sociais, econômicos e ambientais. A avaliação da inserção de resíduos industriais na cadeia produtiva é benéfica e necessária. Este trabalho objetiva avaliar o desempenho mecânico de misturas asfálticas produzidas com lama vermelha como material de enchimento. Foram produzidas misturas asfálticas com 5% e 7% de lama vermelha e realizados ensaios de deformação permanente e de dano por umidade induzida. Uma mistura sem adição de lama vermelha (controle) foi confeccionada para comparação. Os resultados mostraram que as misturas com lama vermelha apresentaram resistência à deformação permanente superior à mistura controle, com redução de afundamento maior que 40%. O dano por umidade induzida não afetou significativamente as misturas testadas. A aplicação de lama vermelha como fíler em misturas asfálticas é viável e pode ser uma alternativa para reduzir os danos que este resíduo pode causar ao meio ambiente.

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Biografia do Autor

Liseane Padilha Thives, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação (1989), mestrado (2001) em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia Civil, área de conhecimento Vias de Comunicação, pela Universidade do Minho em Portugal (2009). É professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina e atua no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC/UFSC) com orientação de mestrados e doutorados. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase na engenharia rodoviária. Tem mais de 45 artigos publicados em periódicos indexados e mais de 100 artigos em congressos. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Mayara Sarisariyama Siverio Lima, Universidade Federal de Santa Catarina

Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Rodovias; Projeto e Construção; Interesses pelas áreas de planejamento e gestão de projetos. Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Desenvolve pesquisas referentes à aplicação e resíduos sólidos em pavimentação.

Luciana Rohde, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação (1999), mestrado (2002), doutorado (2007) e pós-doutorado jr. em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fez parte da equipe do Laboratório de Pavimentação da UFRGS por mais de dez anos, atuando principalmente nos seguintes temas: misturas asfálticas de módulo elevado e produzidas em temperaturas intermediárias, ensaios acelerados de pavimentos e estudo de materiais de pavimentação. Atualmente é docente no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

18/12/2023

Como Citar

Padilha Thives, L., Sarisariyama Siverio Lima, M., & Rohde, L. (2023). Red mud application as filler in asphalt mixtures production. HOLOS, 5(39). https://doi.org/10.15628/holos.2023.16344

Edição

Seção

Dossiê - Sistemas Sustentáveis

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