EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADES SOCIAIS: ESTUDOS COMPARADOS NA ÍBERO-AMÉRICA

Autores

Palavras-chave:

Educação, Pobreza, Desigualdade, Iberoamérica

Resumo

A pobreza se constitui um dos mais graves fenômenos da sociedade contemporânea, responsável pelas diversas maneiras de segregação social, acentuada historicamente, pelos modos de produção do sistema capitalista. Artigo versa sobre educação, pobreza e desigualdade social na Íbero-América. Objetiva tecer considerações, amadurecidas ao longo de mais de 20 anos de estudos e pesquisas sobre a relação existente entre educação, pobreza e desigualdade social, tomando o Brasil, particularmente, a região Nordeste, como referência, e assinalando a educação como ação histórica, política e social, transformadora. Metodologicamente estruturamos a nossa escrita em dois momentos distintos. O primeiro aborda os aspectos teóricos da pobreza (SILVA & VIVEIROS,2017, VIVEIROS, 2020, Sposati, 1988, SILVA, 2017) e sua aplicabilidade ao campo científico da educação e das desigualdades sociais. O segundo analisaremos, a partir de dados de órgãos oficiais como IBGE e CEPAL, as implicações do aumento da pobreza no Brasil e a importância de programas sociais e educacionais para a diminuição das desigualdades atualmente em abordagem comparativa aos países da Ibero-Ámerica. Concluimos, mediante reflexões oriundas do Contexto Pandêmico, a importância de criação de políticas públicas para a educação inclusiva e comprometida com a erradicação da pobreza e das desigualdades sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kilza Fernanda Moreira de Viveiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e mestrado em Pedagogia Profissional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (1999). Atualmente é docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, História e Política da Educação Infantil, Gestão Escolar, Fundamentos da Educação e Pedagogia Social. Atua na docência do curso de Pedagogia e desenvolve pesquisa na área de fundamentos da educação, História da educação e práticas sócio-culturais. Áreas de Avaliação: História da educação, História e política da educação infantil, História das relações de gênero, Pedagogia social. Educação, pobreza e desigualdade social.

Referências

ANDRÉS, Javier & DOMÉNECH, Rafael (2015). En busca de la prosperidad: los retos de la sociedad española en la economía global del siglo XXI. Barcelona : Ediciones deusto.

ABRIC, J. C. (2000). A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, A. S. P.; OLIVEIRA, D. C. (Orgs.). Estudos interdisciplinares de Representações Sociais. 2. ed. Goiânia: AB,. p. 27-38.

ABRIC, J. C , (1994). Méthodologie de recueil des représentations sociales. In: ABRIC, J.-C. (Org.). Pratiques e representations sociales. Paris: Presse Universitaires de France. p. 59-82.

BRASIL. Constituição, (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília, DF: Senado Federal.

COMISSÃO EUROPEIA, (2017). Ficha informativa. artigo 50.° do tratado da união europeia: perguntas e respostas. bruxelas. 29 mar. europa.eu/rapid/press-release_MEMO-17-648_pt.pdf. Acesso: 20 de março de 2022

DURKHEIM, Émile (1995). A evolução pedagógica. tradução de Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artes Médicas.

FAO, CEPAL e o WFP (2020). Relatório conjunto sobre a segurança alimentar na América Latina e no Caribe. https://www.cepal.org/pt-br/noticias/cepal-fao-o-wfp-lancam-relatorio-conjunto-seguranca-alimentar-america-latina-caribe Acesso em 08/03/2023

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda , (1998). Dicionário Aurélio, Editora Positiva. p. 352

FREIRE, Paulo (1981). Ação cultural para a liberdade. 5ª ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra.

JODELET, D (2001). Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (Org.). As Representações Sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, p. 17-44.

OPAS, CEPAL & OPAS (2020): Controlas a pandemia requer convergências e coordenação entre as políticas de saúde, econômicas, sociais e produtivas. https://www.paho.org/pt/noticias/30-7-2020-cepal-e-opas-controlar-pandemia-requer-convergencia-e-coordenacao-entre Acesso em 08/03/2023

SILVA, Eliana Andrade da & VIVEIROS, Kilza Fernanda Moreira de (2017). Representações sociais de pobreza construídas pelos cursistas da Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social realizada no RN: primeiros resultados, Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 2. p. 35-54.

SILVA, M. O. da S. e. (2017). A pobreza enquanto categoria teórica de fundamentação e foco de intervenção dos programas de transferência de renda na américa latina. Revista De Políticas Públicas, 20, 193–200 https://doi.org/10.18764/2178-2865.v20nEp193-200

SILVA, Maria Ozanira da Silva e (2010). Pobreza, desigualdade e políticas públicas: caracteri-zando e problematizando a realidade brasileira. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 155-163, jul./ dez.

SPOSATI, Aldaíza (1988). Vida Urbana e Gestão da Pobreza São Paulo: Cortez.

TELLES, Vera da Silva. (2013). Prospectando a cidade a partir de suas margens: notas inconclusas sobre uma experiência etnográfica. In: Revista Contemporânea. V.3. n.2. p.359-373. Jul-dez.

VIVEIROS, K. F. M. de. (2020). EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: reflexões e proposições. Cadernos De Pesquisa, 27(4), 8–28. Recuperado de https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n4p8-28

VIVEIROS, Kilza F. M. de (2011). O Instituto de Assistência à Infância: saúde e educação da criança maranhense (1911-1922). 182p.Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Educação. Natal, RN.

Publicado

01/04/2023

Como Citar

Viveiros, K. F. M. de. (2023). EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADES SOCIAIS: ESTUDOS COMPARADOS NA ÍBERO-AMÉRICA. HOLOS, 2(39). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/15128

Edição

Seção

Dossiê - Práticas escolares e socioeducativas no contexto ibero-americano

Artigos Semelhantes

<< < 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.