EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADES SOCIAIS: ESTUDOS COMPARADOS NA ÍBERO-AMÉRICA
Palavras-chave:
Educação, Pobreza, Desigualdade, IberoaméricaResumo
A pobreza se constitui um dos mais graves fenômenos da sociedade contemporânea, responsável pelas diversas maneiras de segregação social, acentuada historicamente, pelos modos de produção do sistema capitalista. Artigo versa sobre educação, pobreza e desigualdade social na Íbero-América. Objetiva tecer considerações, amadurecidas ao longo de mais de 20 anos de estudos e pesquisas sobre a relação existente entre educação, pobreza e desigualdade social, tomando o Brasil, particularmente, a região Nordeste, como referência, e assinalando a educação como ação histórica, política e social, transformadora. Metodologicamente estruturamos a nossa escrita em dois momentos distintos. O primeiro aborda os aspectos teóricos da pobreza (SILVA & VIVEIROS,2017, VIVEIROS, 2020, Sposati, 1988, SILVA, 2017) e sua aplicabilidade ao campo científico da educação e das desigualdades sociais. O segundo analisaremos, a partir de dados de órgãos oficiais como IBGE e CEPAL, as implicações do aumento da pobreza no Brasil e a importância de programas sociais e educacionais para a diminuição das desigualdades atualmente em abordagem comparativa aos países da Ibero-Ámerica. Concluimos, mediante reflexões oriundas do Contexto Pandêmico, a importância de criação de políticas públicas para a educação inclusiva e comprometida com a erradicação da pobreza e das desigualdades sociais.
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