AÇÕES E REPERCUSSÕES DAS PRIMEIRAS INICIATIVAS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS BRASILEIRAS FRENTE À COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2020.10791Palavras-chave:
Pandemias, Infecções por coronavírus, Pesquisa, Rede social, Universidades.Resumo
Objetiva-se mapear a publicização das primeiras ações realizadas pelas universidades públicas federais brasileiras frente à COVID-19 e suas repercussões nas redes sociais. Trata-se de pesquisa exploratória-descritiva, de abordagem quanti-qualitativa, realizada em contexto web, no mês de abril de 2020, a partir de dados coletados nas redes sociais digitais das universidades públicas federais brasileiras. Os dados quantitativos foram analisados a partir de estatística descritiva simples e os qualitativos – comentários - a partir de lexicografia com suporte de software. Avaliou-se 3.576 postagens relacionadas à COVID-19, das quais 2.215 (61,9%) foram divulgadas no Facebook e 1.361 (38,1%) no Instagram. Os dados revelaram um incremento na publicização de postagens sobre o COVID-19 a partir do mês de março, com predominância das postagens do tipo “ações”, como: suspensão de atividades acadêmicas/administrativas, trabalho remoto, apoio psicológico à sociedade, produção de máscaras protetoras e preparações alcoólicas, concessão de espaços para instalação de hospitais de campanha, atuação de Hospitais Universitários, entre outros. A análise lexicográfica dos comentários resultou em duas classes: “Angústias antes da suspensão das atividades e reconfigurações do funcionamento da universidade” e “Orgulho pela atuação da universidade”. Elucidou-se que as universidades públicas federais brasileiras têm atuado ativamente em ações de enfrentamento à COVID-19, desde reorganizações acadêmicas e administrativas para contribuir com a minimização do risco a sua comunidade e região, até ações sociais de suporte à comunidade acadêmica, sobretudo estudantes, bem como pesquisas básicas e aplicadas relacionadas à temática, o que tem sido decisivo no contexto brasileiro.Downloads
Referências
Arruda, E. P. & Arruda, D. E. P. (2015). Educação à distância no Brasil: políticas públicas e democratização do acesso ao ensino superior. Educação em Revista, 31(3), 321-338. doi:10.1590/0102-4698117010
Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. (2020). V pesquisa de perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior brasileiras. Recuperado de: http://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-do-Perfil-Socioecon%C3%B4mico-dos-Estudantes-de-Gradua%C3%A7%C3%A3o-das-Universidades-Federais-1.pdf
Audy, J. (2017). A inovação, o desenvolvimento e o papel da Universidade. Estudos Avançados, 31(90), 75-87. doi:10.1590/s0103-40142017.3190005
Barcelos, P. E. L., Lima, T. V., & Aguiar, A. C. (2020). Blogs e redes sociais na atenção à saúde da família: o que a comunicação online traz de novo? Rev Eletron Comun Inf Inov Saúde, 14(1), 126-149. doi:10.29397/reciis.v14i1.1747
Barreto, M. L., Barros, A. J. D., Carvalho, M. S., Codeço, C. T., Hallal, P. R. C., Medronho, R. A., Struchiner, C. J., Victora, C. G., & Werneck, G. L. (2020). O que é urgente e necessário para subsidiar as políticas de enfrentamento da pandemia de COVID-19 no Brasil? Rev Bras Epidemiol. 23, e200032. doi:10.1590/1980-549720200032
Brasil. (2020a) Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Nota técnica GVIMS/GGTES/ANVISA nº 04/2020 orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Recuperado de http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/271858/Nota+T%C3%A9cnica+n+04-2020+GVIMS-GGTES-ANVISA-ATUALIZADA/ab598660-3de4-4f14-8e6f-b9341c196b28
Brasil. (2020b). Ministério da Saúde. Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID-10: recomendações para gestores. Recuperado de https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/41030/2/Sa%c3%bade-Mental-e-Aten%c3%a7%c3%a3o-Psicossocial-na-Pandemia-Covid-19-recomenda%c3%a7%c3%b5es-para-gestores.pdf
Brasil. (2020c). Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Orientações gerais – Máscaras faciais de uso não profissional. Recuperado de http://portal.anvisa.gov.br/documents/219201/4340788/NT+M%C3%A1scaras.pdf/bf430184-8550-42cb-a975-1d5e1c5a10f7
Camargo, B. V. & Justo, A. M. (2018). Tutorial para uso do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Recuperado de http://iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-portugais-22-11-2018
Castells, M. (2017). Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Recuperado de https://zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/teaser_CASTELLS_RedesDeIndignacaoEEsperanca.pdf
De Negri, F., Zucoloto, G., Miranda, P., & Koeller, P. (2020). Ciência e Tecnologia frente à pandemia: Como a pesquisa científica e a inovação estão ajudando a combater o novo coronavírus no Brasil e no mundo. Recuperado de http://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-de-conteudo/artigos/artigos/182-corona
Feitosa, L. R. C. & Araújo, C. M. M. (2015) Qualitative research in a Web-based contextVirtual Ethnography in debate. Atas CIAQ, 3, 384-385.
Freitas, A. R. R., Napimoga, M., & Donalisio, M. R. (2020). Assessing the severity of COVID-19. Epidemio. Serv Saúde, 29(2), e2020119. doi:10.5123/s1679-497420200002000
Gallasch, C. H., Cunha, M. L., Pereira, L. A. S., & Silva-Junior, J. S. (2020). Prevention related to the occupational exposure of health professionals workers in the COVID-19 scenario. Rev enferm UERJ, 28, e49596. doi:10.12957/reuerj.2020.49596
Gimenez, A. M. N., Sousa, G., & Feltri, R. B. (2020). Universidades Brasileiras e Covid-19: fortalecendo os laços com a sociedade. Recuperado de https://www.unicamp.br/unicamp/coronavirus/universidades-brasileiras-e-covid-19-fortalecendo-os-lacos-com-sociedade
Harasim, L. (2005). Redes de Aprendizagem. São Paulo: SENAC.
Martins, S. L. B. & Mill, D. (2016). Estudos científicos brasileiros sobre a educação a distância no Brasil: um breve panorama. Inc Soc, 10(1), 119-131.
Meurer, A. M., Lopes, I. F., Antonelli, R. A., & Colauto, R. D. (2020). Experiences in Graduate Studies, Behavior in Social Networks and Well-Being. Educ Realidade, 45(1), e86158. doi:10.1590/2175-623686158
Oliveira, A. C., Lucas, T. C., & Iquiapaza, R. A. (2020). O que a pandemia da covid-19 tem nos ensinado sobre adoção de medidas de precaução? Texto Contexto Enferm, 29, e20200106. doi:10.1590/1980-265x-tce-2020-0106
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. (2020). No Dia da Educação, UNESCO chama atenção para urgência de enfrentar desafios impostos pela COVID-19. Recuperado de https://nacoesunidas.org/no-dia-da-educacao-unesco-chama-atencao-para-urgencia-de-enfrentar-desafios-impostos-pela-covid-19/amp/
Organização Pan-Americana de Saúde. (2020a) Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Recuperado de https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875
Organização Pan-Americana de Saúde. (2020b). COVID-19: Diretora da OPAS pede ‘extrema cautela’ na transição para medidas de distanciamento social mais flexíveis. Recuperado de https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6145:covid-19-diretora-da-opas-pede-extrema-cautela-na-transicao-para-medidas-de-distanciamento-social-mais-flexiveis&Itemid=812
Pivetta, H. M. F., Schlemmer, N., Roveda, P. O., Isaia, S. M. A., Porolnik, S., & Cocco, V. M. (2019). Setbacks of University Teaching in Health Sciences. Educ Realidade, 44(1), e75639. doi:10.1590/2175-623675639
Portugal. (2020). Gabinete no ministro da ciência, tecnologia e ensino superior. Recomendação e esclarecimento às instituições científicas e de ensino superior: Elaboração de planos para levantamento progressivo das medidas de contenção motivadas pela pandemia COVID-19. Recuperado de https://www.uminho.pt/PT/viver/COVID-19/Paginas/default.aspx
Rafael, R. M. R., Neto, M., Carvalho, M. M. B., David, H. M. S. L., Acioli, S., & Faria, M. G. A. (2020). Epidemiology, public policies and Covid-19 pandemics in Brazil: what can we expect? Rev Enferm UERJ, 28, e49596. doi:10.12957/reuerj.2020.49570
Santos, V. L. C., Santos, J. E. (2014). As redes sociais digitais e sus influência na Sociedade e Educação contemporâneas. Rev Holos, 6(30), 307-328. doi:10.15628/holos.2014.1936
Silva, A. A. M. (2020). On the possibility of interrupting the coronavirus (COVID-19) epidemic based on the best available scientific evidence. Rev Bras Epidemiol, 23, e200021. doi:10.1590/1980-549720200021
Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. (2020). Orientações da OMS para prevenção da COVID-19. Recuperado de https://sbpt.org.br/portal/covid-19-oms/
Souza, F. B., Lopes, M. G. Q., & Lima Filho, R. M. (2017). Redes sociales en el aprendizaje de la odontología: opinión de los estudiantes de una universidad brasileña. Rev Cubana Estomatol, 54(2), 1-11.
Wilder-Smith, A. & Freedman, D. O. (2020). Solation, quarantine, social distancing and community containment: pivotal role for old-style public health measures in the novel coronavirus (2019-nCoV) outbreak. J Travel Med, 27(2), 1-4. doi:10.1093/jtm/taaa020