EDUCAÇÃO ESPECIAL E FORMAÇÃO DOCENTE: ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2021.12080Palavras-chave:
Deficiência Intelectual, Educação Especial, Formação docente.Resumo
Os movimentos que geraram esta pesquisa partiram de inquietudes e desejos que nos conduziram a realizar estudos voltados para sujeitos com deficiência intelectual e políticas educacionais, na perspectiva da Educação Inclusiva, no Brasil. Esta é uma discussão complexa e ampla, mas necessária para o desenvolvimento de estudos no campo da educação e na defesa dos direitos humanos. Desta forma, propusemos, neste artigo, a realização de uma pesquisa bibliográfica, sobre o referido tema, acreditando que estas reflexões nos possibilitará novos conhecimentos com relação ao objeto de estudo escolhido e com direito a constantes e necessárias revisitações.Downloads
Referências
Antunes, K. C. V., Marin, M. & Glat, R. (2013). Formação de professores para atuar no atendimento educacional especializado com alunos com deficiência intelectual: competências e atribuições. In: Milanez, S. G. C., Oliveira, A. A. S. de & Misquiatti, A. R. N. (Org.). Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência intelectual e transtornos globais do desenvolvimento. São Paulo: Cultura Acadêmica, p. 83-100.
Barreta, E. M., & Canan, S. R. (2012). Políticas Públicas de Educação Inclusiva: Avanços e recuos a partir dos documentos legais. IX Anped Sul. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.
Brasil. (2008). Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI). Brasília: MEC/SEEP.
Bueno, J. G. S. (1999). Crianças com necessidades educativas especiais, política educacional e a formação de professores: Generalistas ou especialistas? Revista Brasileira de Educação Especial. Piracicaba, editora UNIMEP, v. 3, n. 5, Set/1999.
Gauthier, C.. et al.(2013) Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí.
Glat, R. & Pletsch, M. D. (2011). Inclusão escolar de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Rio de Janeiro: Editora EduEFJ.
Glat, R. & Blanco, L. M. V. (2011) . Educação Especial no contexto de uma Educação Inclusiva. In: GLAT, R. (Org.). Educação Inclusiva: Cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: Sete Letras.
Macedo, P. C., Carvalho, L. T. & Pletsch, M. D. (2011). Atendimento educacional especializado: uma breve análise das atuais políticas de inclusão. In: Pletsch, M. D. & Damasceno, A. (Org.). Educação Especial e inclusão escolar: reflexões sobre o fazer pedagógico. Seropédica, Rio de Janeiro, Edur.
Mantoan, M. T. É. (2003). Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Moderna, 2003, p. 55-78.
Matiskei, A. C. R. M. (2004). Políticas públicas de inclusão educacional: desafios e perspectivas. Educar em revista. Curitiba, PR: Ed. UFPR, n.23, p. 185-202.
Placco, V. M. N. de S. Verbete ‘formação em serviço’. In: Oliveira, D. A., Duarte, A. C. &; Vieira, L. F. (Orgs.). Dicionário “Trabalho, profissão e condição docente”. Belo Horizonte: GESTRADO/UFMG, 2010. Disponível em: http://www.gestrado.org/index.php?pg=dicionario-verbetes. Acesso em 12 dez. 2017.
Pimentel, S. C. (2012). Formação de professores para a inclusão: saberes necessários e percursos formativos. IN: Miranda, T. G. & Galvão Filho, T. A. (Orgs.): Formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012.
Santos, L. S. (2017). Formação continuada e em serviço de professores da educação de jovens e adultos: a experiência do Centro Estadual de Educação Magalhães Neto – Salvador/BA. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Federal da Bahia, 152 f.
Tardif, M. (2014). Saberes Docentes e Formação Profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.